Manutenção

Saiba como durar com a batéria

Equipamento tem durabilidade de acordo com o uso, clima e idade do carro. Maus hábitos e quantidade de eletrônicos podem diminuir vida útil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/04/2016 11:35

Proprietário do carro deve revisar estado da peça após um ano e meio de uso, quando podem começar a apresenta problemas - Malu Cavalcanti/Esp. DP Proprietário do carro deve revisar estado da peça após um ano e meio de uso, quando podem começar a apresenta problemas

A bateria automotiva tem um tempo de vida variável. Algumas chegam a durar quatro anos, enquanto outras não atingem dois anos. Tudo depende da qualidade da peça, tempo de manutenção e como foi feita a instalação elétrica do veículo, além do clima e forma de condução do motorista. É importante ter em mente que a vida útil da bateria em um carro novo pode ser diferente em relação a um antigo. Se o veículo contar com muitos equipamentos elétricos, o consumo será maior, antecipando a necessidade de recarga e até troca. Geralmente, após um ano e meio de uso é importante verificar o funcionamento da peça.


Normalmente, quando existe algo errado no equipamento uma luz de alerta acende no painel, o que indica que é hora de visitar um mecânico. Mas outros fatores que devem estar ligados ao mau funcionamento da bateria e que os motoristas devem ficar atentos são partida pesada pela manhã - que também pode estar ligada ao clima frio - , luzes de faróis mais fracas, líquido vazando, alta exigência do alternador após as partidas e dificuldade de acioná-la depois de utilizar algum acessório eletrônico como CD player, vidros elétricos, ar-condicionado etc. “Dar a partida no veículo enquanto algum equipamento elétrico estiver ligado pode dar uma sobrecarga na bateria”, alerta Emerson Silva, da Casa da Bateria.


A bateria é desenvolvida para suportar os itens de fábrica. Acessórios como som e alarme instalados por empresas não autorizadas podem aumentar o consumo e diminuir sua vida útil. O proprietário do carro precisa atentar para a hora da troca: jamais a manutenção pode ser feita com o motor ligado, pois pode jogar uma corrente mais alta que a necessária, danificando a parte elétrica.


Enquanto lugares muito quentes diminuem a vida útil da bateria, os frios, por sua vez, mantêm a longevidade do equipamento, no entanto podem fazer com ela demore a funcionar. “Nos países mais frios, os carros são vendidos com uma capa térmica para ajudar a manter a temperatura”, explica Emerson.


A troca do item pode ser considerada um procedimento fácil de realizar, mas apenas um mecânico especializado dispõe de treinamento e ferramentas necessárias para saber se é preciso e instalar corretamente. A queima de fusíveis ou lâmpadas de faróis com frequência são sinais de que a bateria não foi instalada corretamente.


Na hora da substituição é importante verificar outros sistemas do carro que podem estar ligados ao funcionamento da bateria, como o alternador. A compra da bateria nova tem que ser feita levando em consideração o modelo e seguindo as especificações físicas e técnicas recomendadas pela fabricante.

 

Mau Sinal:

 

- Partida lenta pela manhã, funcionando normalmente o resto do dia;

- Dificuldade de partida depois de um curto tempo de utilização de acessório elétrico;

- Alta exigência do alternador após as partidas;

- Dificuldade na partida após poucos dias sem funcionar o motor;

 

Importante:

 

- Clima quente diminui a vida útil da bateria;

- Bateria descarregada por muito tempo pode sulfatar a peça (fica repleta de uma massa azul)

- Fazer o carro pegar no tranco não é aconselhável, o recomendável é fazer uma chupeta;

- Não acionar o carro com equipamentos elétricos ligados;

- Clima muito frio atrapalha na hora de ativar a bateria

 

Serviço:

 

Império das Baterias
Fone: (81) 3132 – 1284
Onde: Avenida Domingos Ferreira S/N – Boa Viagem

União Bateria
Fone: (81) 3076 – 1306
Onde: Avenida Norte Miguel Arraes, 1987 – Espinheiro

Casa da Bateria
Fone: (81) 4002 – 2122
Onde: Rua Benfica, 912 - Madalena

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
29 de março de 2017