Estado de Minas COLUNA

Veja os destaques de Jorge Moraes de 27/03/2016

Colunista fala sobre o mercado automotivo, as novidades da semana no mundo dos veículos e os dois lados dos usados


postado em 28/03/2016 11:40 / atualizado em 28/03/2016 11:35

A vez do usado
O segmento dos seminovos está salvando a operação comercial de centenas de concessionárias que passaram a investir mais e de novo no usado qualificado. Produto está até mesmo recebendo uma garantia diferente dos três meses obrigatórios para motor e câmbio. Prazos maiores de assistência permitem mais confiança por parte do cliente. Penso aqui como consumidor e o sentimento é semelhante quando você chega para consultar o seminovo e o vendedor relata o histórico do veículo, muitas vezes entregando o DNA do cliente anterior. Mudança de perfil ou hábito temporário do comprador? Para os conservadores, aposto em um teste inicial, afinal de contas a troca do seu usado quase sempre esteve condicionada ao veículo zero quilômetro. Mas o momento econômico permite uma maior reflexão no setor automotivo. Oficinas lotadas significam que está valendo a pena zelar para vender bem, cuidar dos reparos de para-choques, mossas e pequenos arranhões que não comprometam a avaliação do veículo. Portanto, siga algumas regrinhas básicas para vender bem e comprar melhor ainda. Em tempo: aos leitores, uma boa Páscoa.

Auto Motor
Domingo de Páscoa às 10h na TV Clube/Record tem Auto Motor Vrum com a nova picape Saveiro, uso ideal do capacete, qual o equipamento certo. Tem também um super Puma no quadro Meu carro minha paixão.

Proteção
O projeto da Fundação Toyota na Costa dos Corais. É uma luta incansável que ganhou todo o meu respeito e empenho para ser um soldado na campanha de  preservação de 413 mil hectares entre Pernambuco e Alagoas. O trabalho tem o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e da Fundação SOS Mata Atlântica.

Renault Kwid
Descobrimos que o compacto da Renault, sucessor natural do Clio no Brasil, terá cinco versões: duas com motor 0,8 e três opções 1.0 de três cilindros certamente compartilhado do March, projeto da Aliança Renault-Nissan.

Dia 20 de abril
A Toyota confirmou a apresentação do Etios 2017, que receberá novo motor VVTi e a transmissão automática, novo painel e quanto ao design permanecerá semelhante ao atual modelo.

Lifan
Rosi Miranda assume o comando integral da Lifan Astória. A concessionária investirá em uma nova oficina para serviços rápidos enquanto espera também pela chegada do chinês X60 automático previsto para o próximo semestre.

Os dois lados da história

Usados 1
Os seminovos com até três anos de uso estão em alta. A Fenabrave revela que praticamente não enxerga queda nesse segmento dos veículos que, conservados, podem render margem de 8% até 12% para o vendedor. Dependendo da compra, claro.

Usados 2
Vale destacar que os seminovos em alta são aqueles que estão na lista dos mais vendidos (acompanhando o ritmo dos novos). Os carros mais específicos podem enfrentar a tradicional geladeira de show room com mais de 120 dias no estoque.

 

 

(foto: Pedro Bicudo/Divulgação)
(foto: Pedro Bicudo/Divulgação)

Nova Ranger
Já começou a sair da linha de produção e entrar no processo de estocagem. Bom negócio poderá ser o atual modelo regado aos bônus de fábrica para mandar a linha 2016 embora.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação