Estado de Minas PROTÓTIPO

Patinete elétrico vira mochila em 5 segundos

A inspiração visual é da I Guerra Mundial, quando as bicicletas dobráveis surgiram como opção


postado em 21/03/2016 13:23

O Brasil já está começando a colecionar alternativas de deslocamento. Pegando embalo, o designer de produto Allan Tolentino, 25 anos, idealizou o Rolè, patinete elétrico com um diferencial: em apenas cinco segundos pode virar uma bolsa. A inspiração visual é da I Guerra Mundial, quando as bicicletas dobráveis surgiram como opção.

 

(foto: Alcoa / Divulgação)
(foto: Alcoa / Divulgação)
 


O patinete pesa 14 quilos, mas a meta do protótipo numa possível versão de produção é de 5 kg. O modelo tem rodas de skate e lateral iluminada por néon azul. O motor elétrico elétrico de 250 Watt e bateria de 36 volts oferece autonomia de 30 km ou uma hora de uso. A velocidade final é de 35 km/h. O protótipo consumiu um investimento de cerca de R$ 7 mil. O preço alto não deve se refletir numa possível produção, já que sua proposta é que o invento seja comunitário, para usos compartilhados, assim como as bicicletas.

 

(foto: Alcoa / Divulgação)
(foto: Alcoa / Divulgação)
 

 

A ideia surgiu do trajeto diário trabalho-faculdade realizado pelo designer, de pouco mais de 30 quilômetros. Ele perdia cerca de duas horas para se deslocar de ônibus e metrô. Agora, passou a chegar ao destino em poucos minutos. O Rolè é carregado na tomada de 110/220V por 1h30.


No lugar do painel de instrumentos, o equipamento utiliza um smartphone e, com a ajuda de aplicativos, é possível calcular velocidade, rotas e ouvir música. Quase uma moto.

 

(foto: Alcoa / Divulgação)
(foto: Alcoa / Divulgação)
 

 

 O tempo rápido no desarme do patinete se deve ao engate auxiliado por molas. O modelo também pode ser abastecido nos eletropostos, que já existem em algumas capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Por enquanto, Allan busca investidores para colocar o patinete-mochila nas ruas, colaborando com a mobilidade sem poluir o meio ambiente e, principalmente, com um preço mais acessível. É possível.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação