Economize

Como utilizar melhor o ar do carro

Vidros fechados na estrada economizam mais do que na cidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/03/2016 14:18 / atualizado em 21/03/2016 17:56

Muitos motoristas procuram economizar combustível, passando por sufoco no trânsito e desligando o ar-condicionado. Apesar dos vários mitos, alguns costumes influenciam no desgaste do equipamento e no aumento do consumo de gasolina. Uma dúvida frequente é: utilizar o ar-condicionado na cidade consome mais ou menos combustível?

Existem verdades: os gastos aumentam entre 10% e 20%.

 

Em contrapartida dirigir de vidros abertos na estrada, com velocidade acima de 80 km/h, interfere na aerodinâmica do carro, causando maior resistência e consequentemente aumento no consumo. Por isso, a boa notícia é que as viagens em família não precisam do sacrifício. 

 

Manutenção do ar-condicionado deve ser feita junto com a do veículo - Ricardo Fernandes / DP / D.A Press Manutenção do ar-condicionado deve ser feita junto com a do veículo
 

Para conservar a peça por mais tempo é recomendado ligá-la pelo menos uma vez por semana para fazer circular o gás e o óleo do equipamento. Repetir esse procedimento durante 10 minutos garante a lubrificação do sistema e evita o ressecamento dos componentes do ar-condicionado. É importante também verificar o filtro para garantir que as impurezas não entrem no veículo.


Abrir os vidros antes de ligar o ar garante melhor funcionamento principalmente depois de um longo período exposto ao Sol. Caso esse procedimento não seja realizado, a mudança térmica demora mais e o consumo acaba aumentando. Desligar o sistema quando estiver chegando ao destino contribui na eliminação de umidade na tubulação, o que evita a proliferação de fungos, conservando a saúde do motorista e dos passageiros.

#MitosDoAr

1 - Ligar o ar-condicionado não consome o gás, que não precisa ser completado ou reposto, caso o dono do veículo faça as manutenções corretamente.
2 - O gás não vicia, nem fica velho. Ele pode durar toda a vida útil do carro, caso tudo esteja funcionando corretamente.
3 - O mesmo vale para o óleo do ar. Ele só precisa ser trocado ou completado em caso de vazamento ou manutenção do sistema.
4 - Em carros com ar-condicionado automático, a velocidade do ventilador não interfere na temperatura interna. Se o medidor estiver em 23 graus, o ambiente interno ficará em 23 graus em qualquer velocidade.
5 – O consumo do ar na cidade não cai pela metade, como dizem alguns mitos. Pelo contrário, os gastos aumentam, em média, de 10% a 20%.

Tags: paris

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
20 de janeiro de 2017
19 de janeiro de 2017