Estado de Minas ESPERANÇA

Ano de 2016 reserva muitos lançamentos, mesmo com o país em crise

Apesar da situação delicada política e econômica e de um fevereiro mais curto e tenso para o mercado, o ano de 2016 reserva pelo menos 200 novos lançamentos entre modelos e novas versões que prometem tentar aquecer o setor


postado em 11/02/2016 11:45 / atualizado em 11/02/2016 12:01

É verdade, o mercado automotivo "respira com a ajuda de aparelhos". Depois de um janeiro com queda de 30,05% (comparado ao mesmo período do ano passado), é difícil acreditar que no mês de fevereiro ele possa "sair da UTI" econômica. Mas as montadoras estão planejando cutucar bem o público consumidor e compartilhar novidades em todos os segmentos. Serão ao menos 200 lançamentos, entre modelos novos e repaginados.

Fiat Toro já circula pelas ruas de várias cidades do interior pernambucano(foto: Valter Lima/ cortesia)
Fiat Toro já circula pelas ruas de várias cidades do interior pernambucano (foto: Valter Lima/ cortesia)
A expectativa do mercado fechar o ano com retração de 5% não intimidou a Fiat, por exemplo, de apostar no novo segmento, inaugurado pela Renault com a Oroch. Acima da consolidada Strada, a nova Toro é aguardadíssima para a próxima semana e herda a plataforma e os motores diesel e flex do Jeep Renegade.
O mês de fevereiro também será quente para a Toyota, que lança a SW4 na quarta-feira no mesmo estilo da Hilux, e a Jaguar, com a estreia do espetacular XF. No fim do mês, será a vez do campeão da Volkswagen renovar o "guarda-roupa". O Gol repaginado tem previsão de ser comercializado no início de março com pequenas mudanças visuais e no preço. Uma nova geração deverá nascer em 2017.
Com a nova planta no México, Kia lançará o novo Rio que deverá chegar mais competitivo no Brasil(foto: Kia/ Divulgação)
Com a nova planta no México, Kia lançará o novo Rio que deverá chegar mais competitivo no Brasil (foto: Kia/ Divulgação)
Em breve Anote o Nissan Sentra na lista dos "logo mais". A Ford também separou seis novidades. Começa pela nova geração do Edge e depois o facelift da Ranger, o novo Fusion, o banho de loja no EcoSport e duas novas versões do Fiesta (hatch e sedã). O grupo VW mantém os planos do facelift do A3 Sportback e programa a renovada de geração para 2018. A Kia projeta um 2016 com o novo Rio, a reestilização do Cerato e do Sportage. Outra novidade será uma espécie de mini-Sportage, o KX3. Salão do Automóvel A Honda prepara a chegada do novo Honda Civic e do SUV compacto (WR-V) no salão de São Paulo, que acontece de 10 a 20 de novembro, com carroceria fastback e motor 1.5 turbo flex e média de 170 cv na versão topo). O modelo já foi lançado nos EUA. Outro que deve aparecer na bienal paulista é o Chevrolet Cruze, com motor 1.4 turbo flex de injeção direta. A reforma visual do Etios será a estrela da marca no salão e promete um visual mais atraente.
Renault Kwid substitui o Clio até o final do ano(foto: Renault/ divulgação)
Renault Kwid substitui o Clio até o final do ano (foto: Renault/ divulgação)
Com aparência de Duster, o tão aguardado Captur deverá ser lançado antes do salão. Sua versão brasileira manterá a aparência do modelo europeu. Em novembro, já no evento, os holofotes se voltarão para o Kwid, substituto do Clio. Tem mais A Fiat também planeja um subcompacto para os próximos meses. Batizado de projeto X1H, ou melhor Mobi, este será montado em Betim (MG), e terá elementos dos Uno e Palio. Outras cartas nas mangas são as reestilizações do Punto e do Grand Siena, mas serão apenas mudanças visuais. A Mercedes irá lançar os novos Classe C e o GLA, com destaque para o C Coupé.
Nova geração do porsche 911 Carrera com os dias contados para desembarcar no Brasil (foto: Zbigniew Mazar/ divulgação)
Nova geração do porsche 911 Carrera com os dias contados para desembarcar no Brasil (foto: Zbigniew Mazar/ divulgação)
A Porsche está contando os dias (e nós também) para trazer a nova geração do 911 Carrera, recém-lançada na Europa, e da versão GTS do Macan. A Volvo tem duas novidades para 2016: no primeiro semestre, o sedã S90, e até o fim do ano o XC60 reestilizado. Serão inauguradas novas plantas da Jaguar Land Rover (com Evoque e Discovery Sport na fila da linha de produção), com planos de estreia do F-Pace, primeiro SUV da Jaguar.
Nova geração do Prius vem por aí(foto: Honda/ Divulgação)
Nova geração do Prius vem por aí (foto: Honda/ Divulgação)
Prius poderá ser lançado em Pernambuco A quarta geração do Toyota Prius chegará ao país importada do Japão, mas com possibilidade de ser montada no Brasil (em regime CKD), atendendo à nova legislação de incentivos para híbridos e elétricos. O híbrido tem lançamento previsto para abril e adivinha onde será a sua estreia? Em Pernambuco! O modelo anterior/atual continua sendo vendido com motor 1.8 16V por R$ 115 mil. A expectativa do Prius nacional é do valor do carro cair para perto dos R$ 90 mil. Sua dianteira é bicuda e as linhas são inspiradas no Mirai.
Já rodamos no Prius lá no Japão, ano passado, agora aguardamos a sua chegada no país(foto: Honda/ Divulgação)
Já rodamos no Prius lá no Japão, ano passado, agora aguardamos a sua chegada no país (foto: Honda/ Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação