Estado de Minas GUIA PRÁTICO

Dicas importantes que vão garantir a segurança de seus pneus

Você tem planos para pegar a estrada no feriado do Carnaval? Então confira cinco dicas importantes que vão garantir a segurança de seus pneus


postado em 02/02/2016 13:38

Época de feriadão muita gente opta por pegar a estrada. Mas é importante dá aquela revisada no carro e os pneus são itens de fundamental importância na segurança veicular. Ele não só confere maior estabilidade, desempenho e poder de frenagem, mas também contribui diretamente para o conforto e a economia de combustível. Separamos então algumas dicas importantes para você manter o zelo e segurança dos pneus, confira:

 

(foto: Reprodução )
(foto: Reprodução )
 

 

1. Pressão: Rodar sempre com a pressão de inflação recomendada pelo fabricante é essencial para o bom desempenho dos pneus, refletindo diretamente tanto no comportamento dinâmico do veículo, como contribuindo para elevar o nível de segurança nas frenagens e assegurando uma maior aderência. A pressão correta também auxilia na obtenção de um desgaste regular da banda de rodagem, prolongando a vida útil do pneu, prevenindo o surgimento de bolhas e dando uma maior proteção contra impactos.

 

2.  Desgaste: Verifique se existe desgaste irregular na banda de rodagem. Problemas de alinhamento da suspensão e de balanceamento do conjunto roda-pneu-válvula podem acarretar em desgaste irregular dos pneus.

 

3.  Válvulas: Normalmente negligenciadas durante as inspeções de manutenção preventiva, as válvulas também sofrem desgastes e fadiga. Um dos sintomas é a aparência “craquelada” de sua superfície ou o surgimento de pequenas rachaduras em sua base. Verifique a integridade do corpo da válvula inclinando-a levemente para os lados com os dedos. Caso encontre alguma anomalia, providencie a substituição do componente. Falhas nas válvulas levam a perdas súbitas de pressão.

 

(foto: Reprodução )
(foto: Reprodução )
 

 

4.  Bolhas: Bolhas são causadas por impactos contra buracos nas vias ou contatos contra o meio-fio que rompem a lona de corpo de poliéster dos pneus, fazendo com que o ar pressione a borracha para fora, gerando essa protuberância.

 

5.  Alinhamento e Balanceamento: Tão importante quanto a pressão é a condição de alinhamento da suspensão e o balanceamento do conjunto roda-pneu-válvula. O perfeito estado  conjunto, além de ser um importante item de segurança, garante um excelente comportamento dinâmico do veículo e preserva a vida útil dos pneus.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação