Estado de Minas DIREÇÃO DEFENSIVA

Guia prático para um modo de dirigir cauteloso e tranquilo

O vrum separou algumas das medidas necessárias para uma direção defensiva, requisito básico para segurança e tranquilidade no trânsito


postado em 25/01/2016 18:27

Segundo o Detran, direção defensiva é dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas encontradas nas vias de trânsito. Por mais que seja um assunto cotidianamente abordado, nunca se esgota, já que os números de acidentes de trânsito, infelizmente, são crescentes. Dirigir com cautela e atenção, além de cuidado e decisão, são requisitos para uma direção segura. Dessa forma, o vrum separou algumas das atitudes que se tomadas, todos só tem a ganhar. Confira!

Velocidade moderada
Andar de acordo com a velocidade indicada para a via é um dos atos primordiais para gerar segurança enquanto dirige. Transtornos são evitados, como aquaplanagem e multas, além de melhorar a distância de frenagem e, se por ventura, você sofrer uma batida, os danos serão bem menores que se a velocidade fosse alta.

 

(foto: Reprodução )
(foto: Reprodução )
 

 

Respeitar as vias
É demasiado importante atentar para a via em que está dirigindo. Se é um perímeto de um bairro residencial, avenida de de grande movimento, estrada esburacada e até rua deserta. É necessário tomar decisões quanto a métodos de segurança, como acender faróis, não parar parar, não acelerar demais, não andar muito devagar.

O bolso agradece
Ter cuidado na direção remete, sobretudo, ao bolso do proprietário do veículo. Pois, evitar buracos, passar as marchas no tempo certo, respeitar o peso suportado pelo veículo e fazer manutenções periódicas, são garantias de economia. Além de, a longo prazo, em uma possível venda ou troca do automóvel, o carro estará valorizado, havendo, assim, um melhor negócio.

 

 

 

Manutenção do veículo
A importância de estar atento e cuidar daquilo que leva e trás o seu bem mais precioso, sua vida, é grande. Mas por vezes isso é esquecido e cenas de carros parados nos acostamentos das estradas se tornam corriqueiras. É necessário ter o costume de fazer a manutenção no carro, tanto quando vai viajar com o veículo, volta de viagem e até quando o carro fica muito tempo parado. Além de ser muito importante sempre limpa-lo quando houver lama na lataria ou estiver na praia, em contato com a maresia.

Condições adversas
Estar atento às condições adversas do tempo e do motorista é um importante passo para prevenção de acidentes. Chuva, sol encadeante, assim como, fadiga do motorista ou algum tipo de doença, são uma das causas de muitos acidentes nas estradas. É necessária uma postura de consciência ao dirigir. Se você acha que está se sentindo mal, ou a pista não está favorável para direção, o mais prudente é esperar e seguir o rumo quando todas as condições estiverem sob controle.

 

(foto: Reprodução )
(foto: Reprodução )
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação