Coluna

Na coluna do dia 03/01, Taciana Góes comenta que a partir de fevereiro de 2016 os transportes escolares deverão se adequar à lei

Onix fechou 2015 como carro mais vendido do Brasil e Fiat deve lançar compacto Mobi este ano

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/01/2016 14:37 / atualizado em 04/01/2016 18:43 Taciana Góes /Diario de Pernambuco

Pau que dá em Chico...

Nunca compreendi a falta de lógica da legislação brasileira de trânsito que exige normas para alguns tipos de condutores e outros não. Um exemplo é a obrigatoriedade de dispositivos de retenção para o transporte de crianças de até 7 anos e 6 meses, as famosas cadeirinhas. Desde 2010, apenas carros de passeio precisam seguir as regras. A situação está mudando. A partir do próximo mês, 1º de fevereiro, os transportes escolares terão que estar adaptados para o uso das cadeirinhas. A maior parte da frota escolar sequer comporta a instalação dos equipamentos, conta apenas com cintos abdominais. Muitos proprietários de transporte escolar estão protestando por causa da falta de viabilidade técnica de efetivar as modificações, mas é preciso levar em consideração o avanço desta pauta. A nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito é considerada uma vitória para os representantes da ONG Criança Segura, uma das principais referências no assunto, que enfatiza a fragilidade do corpo da criança. O caminho é longo. É preciso incluir os veículos de aluguel, táxis, ônibus e caminhões. Os dispositivos (bebê-conforto, cadeirinha, assento de elevação) têm potencial de salvar 71% das crianças em caso de acidente de carro. A média de mortes de crianças no trânsito do Brasil ainda é assustadora: 4.580. Imagina reduzir esse número? Isto sim seria uma boa notícia para começar bem o ano.

Detroit
A equipe do Vrum já entra 2016 acelerando. No próximo fim de semana, começa a sequência de novidades do segmento automotivo com o início do Naias, principal salão do setor nas Américas. Direto de Detroit, o titular desta coluna e editor Jorge Moraes dispara as tendências e lançamentos do mercado. Acompanhe tudo no www.pernambuco.com/vrum.

 

 Chevrolet/Divulgacao
 

 

Onix
Fecha 2015 como o carro mais vendido do ano no Brasil, superando o ex-líder Fiat Palio. A Fenabrave contou até a última terça-feira 122.953 unidades emplacadas do Chevrolet. O balanço final será divulgado na próxima quarta-feira.

Fiat Mobi
É o provável nome do novo compacto da montadora, até então conhecido como projeto X1H, revela o site Blogauto. O lançamento está previsto para o primeiro trimestre deste ano. A expectativa é que o carro custe abaixo dos R$ 30 mil.

Auto Motor
Vamos começar o ano relembrando as melhores matérias de 2015. Curtam e assistam com a gente. Domingo às 8h30, na TV Clube/Record.

Devia funcionar...
A Lei Seca precisa ser retomada com força no Brasil em 2016. A quantidade de notícias de acidentes e mortes causados por condutores alcoolizados subiu e serve de alerta às autoridades de trânsito. É a impunidade que encoraja motoristas a dirigir e matar pessoas inocentes. Um exemplo triste é do mecânico Ivanildo Basílio da Cunha, 48 anos, que voltava de sua ceia de Natal quando foi atropelado e morto por um condutor embriagado.

Novela
Taxistas protestaram em São Paulo contra a regularização de transportes por aplicativos, como o Uber, nesta semana, após a prefeitura de Sampa lançar uma consulta pública. A polêmica do transporte em veículos de luxo está, por enquanto, off no Recife, já que desde outubro foi sancionada a proibição do uso de apps de transporte individual na capital. Por enquanto, resta contar com a pequena frota da RMR.

Férias
Em janeiro as estradas ficam mais agitadas com as férias escolares. Antes de viajar, vale verificar a bateria do carro, peça-chave da parte elétrica, e os pneus! Calibragem e rodízio são fundamentais para garantir a segurança da família. Boa viagem!

Uber

Em São Paulo, os taxistas protestaram na semana contra a regularização de transportes como o Uber, após a prefeitura abrir consulta pública. No Recife, a discussão está "parada" desde outubro.

 

 

Tags: surf

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
23 de março de 2017
21 de março de 2017