Test-drive

Novos sinais para o Cruze

Tecnologia OnStar deve dar novo fôlego ao sedã médio da Chevrolet, que patinou nas vendas em 2015 e quer "brigar" com os japoneses

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/12/2015 15:19 Bruno Vasconcelos

O mercado de sedãs médios é um dos mais concorridos no Brasil. Dominado por japoneses, o segmento tem opções de estilos bem variados: do "tiozão" ao esportivo, mas com faixas de preços bem similares. Toyota, Honda e Nissan estão nas três primeiras posições, respectivamente, com Corolla, Civic e Sentra. Os dois da frente já estão na ponta há muitos anos, enquanto a terceira posição é disputada aos "tapas" por Chevrolet, Nissan e Volkswagen. A montadora norte-americana deu bobeira e deixou o Sentra ultrapassar o Cruze no ano passado. Por esse motivo, o sedã da GM vem ganhando novos atributos, como facelift, acabamento mais refinado e tecnologia de ponta.

Nova geração do sedã ganhou um  filete de leds para iluminação diurna  -  Bruno Vasconcelos /DP Nova geração do sedã ganhou um filete de leds para iluminação diurna


O novo incremento no sedã é a tecnologia pioneira para o segmento chamada de OnStar. Trata-se de um sistema de comunicação que permite que com apenas um toque o condutor entre em contato com uma central de atendimento 24 horas que ajudará com direções, descoberta de pontos de interesse, notícias ou informações em tempo real, conexão a serviços de assistência em caso de emergência e recuperação de seu veículo, em caso de roubo ou furto.

É tudo muito simples. Testamos o OnStar no Recife. Apertamos o botão azul no retrovisor interno e, imediatamente, uma simpática atendente de nome Juliana atendeu. Com a voz reproduzida nos auto-falantes do carro, a atendente perguntou como poderia ajudar. Pedimos a ela que nos ajudasse a localizar uma farmácia específica. Em poucos segundos Juliana respondeu dizendo que tinha a localização e perguntou se queria que o navegador do carro recebesse as informações. Com nosso consentimento, ela "jogou" a localização para a central multimídia que mudou para a tela do GPS e iniciou a orientação até a chegada ao ponto solicitado.

Tudo bem que esse não é um recurso que você vai usar todos os dias, principalmente dentro da cidade onde mora. Mas, para quem curte viajar com o carango, o OnStar é uma "mão na roda". Fazer localização no GPS do carro do jeito tradicional, digitando o endereço de destino, é algo não muito prático e, por isso, quase todo mundo recorre ao GPS do smartphone. E quando você não sabe o endereço do seu destino, como fazer? O jeito era baixar o vidro e perguntar para alguém.

Visual da traseira segue sóbrio e merecia um tratamento mais moderno -  Bruno Vasconcelos /DP Visual da traseira segue sóbrio e merecia um tratamento mais moderno


Segurança é reforçada com a tecnologia

O OnStar não é só comodidade. Caso o Cruze se envolva em um acidente com deflagração dos airbags, uma mensagem automática é enviada ao Centro de Atendimento OnStar, que tentará contatar os ocupantes para entender a ocorrência e oferecer o suporte de terceiros mais adequado para aquela situação (ambulância, bombeiro, guincho, etc.). O resgate pode ser enviado mesmo que ninguém no veículo responda à chamada.

O OnStar também oferece serviços de segurança, entre eles o de assistência na recuperação em caso de roubo. Sensores no veículo são capazes de detectar situações de arrombamento e enviar um sinal à central que, neste caso, entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar sequência na operação de busca. Ainda que o automóvel tenha sido levado, é possível observar seu deslocamento via satélite e enviar um comando remoto de redução gradual da velocidade ou até de bloqueio total do motor para facilitar a recuperação do bem pela polícia.

O proprietário do Chevrolet equipado com OnStar também pode comandar diversas funções do carro por meio de um aplicativo específico para smartphone, incluindo o travamento e o destravamento remoto das portas.

Pelo APP ainda é possível saber quando o veículo inicia uma nova movimentação, qual é a sua localização em tempo real e pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado - recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.

Na sua casa por:
R$ 88.900

Tags: vrum

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
19 de outubro de 2017