Estado de Minas COLUNA

Na coluna do dia 22/11, Jorge Moraes fala sobre as dificuldades cotidianas do trânsito

CarPlay irá para plataforma Wings e Fiat lançará novo compacto em março


postado em 23/11/2015 13:08

De casa para o trabalho

O estresse no trânsito nasce nas primeiras horas do dia, quando você decide ou é obrigado a encarar os primeiros obstáculos do trajeto. O motorista das capitais e grandes cidades do interior do Brasil vive, nem que seja em doses homeopáticas, as seguintes preocupações: a primeira é a possibilidade de ser assaltado assim que você sai de casa, depois a meta de desviar dos buracos, ter perícia ao volante, desde que esteja na posição de direção certa (ou perto do ideal), sentado, claro mas nunca “quase deitado”. Fatalmente seu automóvel cairá em alguns buracos (e não são poucos), por isso, faça de tudo para desviar das crateras. Outra parada é ficar de olho no radar e não ultrapassar o limite de velocidade estabelecido. Parar no sinal, na direção defensiva, longe dos acostamentos e ficar distante daqueles que "agridem" o condutor pela janela e na maioria das vezes lavam seus para-brisas sem autorização é outra inconveniência. Tem mais: fique de olho nas motos e ciclomotores, pilotos ou garupas sem capacetes, pedestre que atravessa sem olhar para os lados e quase sempre fora da faixa. Oferecer segurança é dever do estado, multar pedestres e infratores é dever do município, proibir o comércio e atuação da turma do sinal é outra tarefa. Corrigir buracos (todos os anos) é básico mesmo que não considere um ato coerente porque o asfalto não deveria apodrecer.

Nova Hilux
Breno e Marcelo Scwambach receberam centenas de convidados para festa de lançamento da nova Hilux na noite da última quinta-feira, na loja modelo da Rui Barbosa. Evento com cenário de apresentação global de produto teve o comando do presidente do grupo Parvi, Pedro Schwambach.

Auto Motor

 

(foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press)
(foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press)
 

 

Domingo tem programa às 8h30, pela TV Clube Record, com dica de oficina para você proteger os assentos do seu automóvel. Veja também a final do Mitsubishi Cup, em São Paulo, e o Discovery Sport a óleo na nossa expedição. Fique ligado na telinha.

Carplay
João Marcelo confirma a chegada do Car Play para as centrais multimídia da Wings. Estreia será em dezembro na reunião da Abradit para Corolla e Etios e o um outro modelo universal.

Fiat compacto
Na mesma atmosfera do Up! vem aí em março, um mês depois da picape Toro, o novo compacto da Fiat, sem a nova linha de motores GSE que, por enquanto, ficará de fora do projeto X1H. Vão usar o 1.0 EVO de 75 cv e 9,9 kgfm. No fim do ano deverá chegar o 1.0 três cilindros de 80 cv e 10 kgfm de torque e start-stop de série.

Dia 30 a central da Toyota
Como antecipou o Vrum, a comitiva da Toyota inauga a central de distribuição da montadora no complexo multiautomotivo do grupo Shineray. Evento contará com a presença do governador Paulo Câmara.

Mais barato
Chega em janeiro o modelo do Renegade mais barato, comparado ao Sport, com câmbio automático e motor flex para atender ao mercado de vendas para os portadores de necessidades especiais. Quanto ao teto do valor de cobrança não deve ultrapassar os R$ 70 mil.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação