Estado de Minas SALÃO DE TÓQUIO

Autônomos são destaque no Salão de Tóquio

Máquinas que trafegam sozinhas também marcaram presença do Tokyo Motor Show


postado em 03/11/2015 13:20


Muitas marcas aproveitaram a mostra automotiva de Tóquio para exibir suas tecnologias em matéria de autonomia. Máquinas que trafegam sozinhas já sairam das telas dos cinemas para as ruas, mas ainda são raras e caras. Com câmeras, radar e GPS juntos, os modelos são ousados e aceleram, inclusive, em altas velocidades. A novidade do Japão é a autonomia também em motocicletas.

 

Motobot é o robô da Yamaha capaz de pilotar em altas velocidades(foto: Jorge Moraes/DP/D.A Press)
Motobot é o robô da Yamaha capaz de pilotar em altas velocidades (foto: Jorge Moraes/DP/D.A Press)
 

 

A Nissan, com o IDS, mostrou um conceito com volante retrátil e para-brisas semelhante a uma tela de computador, o IDS. O grande diferencial é que este carro tem a capacidade de copiar o modo de condução do motorista. A montadora sinalizou que o modelo estará pronto assim que o mercado estiver maduro para esse tipo de produto. Em outro momento, a Nissan confirmou que até 2020 pretende lançar um carro autônomo.

 

Mercedes-Benz Vision percorre até 980 km sem motorista (foto: Jorge Moraes/DP/D.A Press )
Mercedes-Benz Vision percorre até 980 km sem motorista (foto: Jorge Moraes/DP/D.A Press )
 

 

A Yamaha ousou ao criar e apresentar o Motobot, um robô capaz de pilotar suas motos. A meta é que a tecnologia permita altas velocidades, superiores a 200 km/h, superando marcas do piloto Valentino Rossi. A ousadia - superar a meta de velocidade - tem previsão de ser atingida até 2017, mas o recurso poderá ser empreendido como tecnologia a bordo de supermotos, como uma espécie de piloto automático.

 

Conceito da Nissan tem capacidade de copiar o modo de condução do motorista (foto: Jorge Moraes/DP/D.A Press )
Conceito da Nissan tem capacidade de copiar o modo de condução do motorista (foto: Jorge Moraes/DP/D.A Press )
 

 

 Resposta da Mercedes para o trânsito conturbado das grandes cidades, o Vision é movido por propulsão híbrida, que mescla células de hidrogênio e eletricidade. A autonomia média do carro pode chegar a 980 km, que ele pode percorrer sem motorista. A dianteira é capaz de fazer projeções luminosas, com base nos sons que se ouve na cabine. O interior é acessado pela porta esquerda, que tem abertura estilo "asa de gaivota".

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