Estado de Minas INOVAÇÃO

Garoto de 13 anos cria tecnologia mais eficiente que o bafômetro

Um norte-americano de apenas 13 anos criou um dispositivo que é capaz de dizer se o motorista de um veículo consumiu álcool ou usou outras drogas com base na dilatação de suas pupilas


postado em 07/10/2015 15:06

O estudante de 13 anos, Krishna Reddy, desenvolveu um dispositivo que permite identificar quais substâncias químicas um motorista de um veículo ingeriu (álcool, drogas, remédios) baseado na dilatação de suas pupilas.

Trata-se de um equipamento feito com uma lanterna, uma câmera digital e um rolo de papel higiênico. Ao acender a luz e direcioná-la para os olhos do motorista, a câmera faz um vídeo das pupilas conforme elas se controaem. E através de um programa que o próprio garoto desenvolveu, é medida a compressão da pupila quando a luz foi direcionada a ela.

Mas como detectar drogas através das pupilas de alguém? As pupilas se contraem para filtrar a quantidade de luz que entra nos olhos – ou seja: quando olhamos para algo mais iluminado, ficam menores; quando o ambiente fica mais escuro, elas se dilatam. E a presença de drogas no organismo é refletida nas pupilas: álcool e opióides, por exemplo, fazem com que as pupilas se contraiam, enquanto LSD, cogumelos e cocaína fazem com que elas se dilatem.

 

 

 

Atualmente, é através do bafômetro que as autoridades conseguem descobrir o quanto de álcool o motorista consumiu mas não detecta a presença de outras drogas.

A invenção foi desenvolvida para a competição Discovery Education 3M Young Scientist Challenge, que escolhe o America’s Top Young Scientist – o melhor cientista jovem da América – e o premia com US$ 25 mil. Reddy é um dos finalistas e nos próximos dias 11, 12 e 13 de outubro irá para Minnesota (EUA) apresentar o seu feito aos jurados finais.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação