Estado de Minas COLUNA

Na coluna do dia 04/10, Jorge Moraes comenta os reajustes no setor automotivo

Picape Alaskan virá ao Brasil e Chevrolet lança tecnologia telemática inédita no país


postado em 05/10/2015 11:01

Tá demais!

A expressão popular está na boca do povo. O consumidor está batendo "na porta da UTI". A troca nos preços dos combustíveis foi a gota d'água para aumentar ainda mais o índice de desconfiança. O mercado de automóveis, mesmo em queda, é obrigado a reajustar os veículos no preço das lojas. Alguns fabricantes estão segurando na marra os valores. Gasolina, diesel, etanol, dólar... Chega! A alta da moeda norte-americana também influencia a cadeia produtiva e o custo Brasil não consegue ser salvo pelas exportações. Em Pernambuco, o governo ainda incluiu uma reforma fiscal com aumento na taxa do IPVA. E quer saber? Outros estados também farão o mesmo. Não estou defendendo o reajuste. Pagar o IPVA semelhante ao do estado de São Paulo e ter as piores estradas não é moleza. Será que acabou por aí? Acho que poderemos ser surpreendidos de novo. Conversando com economistas ligados ao setor automotivo, presidentes de montadoras, o discurso é praticamente único: se 2016 for igual a 2015 vai ser bom. Do contrário... Ninguém quer encontrar um próximo ano mais amargo, sem esperança, sem reformas que tragam de volta a fé e a retomada do crescimento do país.

Auto Motor

Domingo, às 10h na TV Clube/Record, direto do Rio de Janeiro, a picape Duster Oroch estreia em nosso test drive. Vamos exibir também um pouco mais do salão de Frankfurt com destaque para o novo Fiat 500 que chegará ao Brasil no próximo ano. Creio que no fim do primeiro semestre. Se perdeu, veja a matéria da sua escolha em nosso canal do Youtube/jorgemoraespe.


Renegade lidera

 

(foto: Jeep/divulgação )
(foto: Jeep/divulgação )
 

Glauco Lucena, chefe da comunicação da Jeep no Brasil, manda a info com o Jeep Renegade liderando o ranking de emplacamentos em várias cidades do país, mas o Recife é a primeira capital do Brasil onde o carro partiu na frente. Em Goiana, a marca está em segundo lugar.

O intermediário

Quer manter a boa relação custo-benefício em tempos de crise? Opte pelas versões intermediárias dos modelos que estão bem completas. E depois faça a customização quando sobrar caixa.

Mais uma exposição

A picape Toro ganha as redes sociais com exposições contínuas da linha de produção do veículo em Goiana. Lançamento oficial no Brasil está programado para fevereiro e o utilitário nascerá como modelo 2017. Quer ver mais? Acesse meu instagran @jorgemoraes

Na Renault
Olivier Murguet, presidente da Renault Latin América, confessou quem em 2017 a picape média Alaskan chegará às lojas do Brasil. A carga total agora é emplacar a partir do próximo mês a Duster Oroch.

Tecnologia

A Chevrolet lança a tecnologia telemática inédita em carros no Brasil. Já usei nos Estados Unidos o OnStar, que é um item de série do Cruze 2016 e promete modificar inclusive o modo de interagir com o veículo. Veja mais no www.vrum.com.br.

De olho

Concessionários atenção. Bom ficar de olho no controle de qualidade, no pós-venda, na falta de peças em estoque e principalmente na demora da reposição. O cliente no seu direito vai mudar de marca porque a retaguarda deve dar segurança de série no caso das peças.

Acessórios

Reforço na rede autorizada Fiat para o segmento dos acessórios originais. Irineu Palma e César Mafra, do regional da montadora, comandam trabalho em torno das revendas e entenderam que o momento passou a inspirar o setor a partir das peças que dão um novo astral ao veículo.

Aprovado

O perdão das multas emitidas aos motoristas que não possuírem extintores de incêndio em seus automóveis. As notificações emitidas a partir de 1º de janeiro de 2015, assim como os pontos obtidos na CNH, deverão ser anuladas e os condutores ressarcidos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação