São Paulo (SP) - Durante muito tempo o EcoSport reinou absoluto em um segmento que conquistou os brasileiros: o dos SUVS. Mas, essa já não é a realidade dessa categoria no mercado nacional, várias montadoras lançaram suas apostas e o Honda HR-V, por exemplo, vem incomodando. Para manter a sua competitividade, o a Ford lançou a linha 2016 do EcoSport. Se por fora o SUV continua o mesmo, sem nenhuma mudança no visual, por dentro a história é outra. O acerto ficou por conta da transmissão automática de dupla embreagem de seis velocidades no modelo de entrada com motor 1.6 com preço mais acessível, R$ 68.690.
Anteriormente o câmbio automático só tinha no motor 2.0. A proposta da montadora é trazer o consumidor que compraria um SUV com câmbio manual do concorrente, para comprar um EcoSport automático, pela mesma faixa de preço. Até porque o câmbio automático já é desejo antigo de muitos consumidores, mas fica fora da escolha quando o preço entra na balança.
Motor
O motor que equipa o EcoSport é o Sigma 1.6 Flex Ti-VCT, ele teve pequenas alterações principalmente para reduzir o consumo de combustível, além de inovações para o aproveitamento da energia. O Sigma gera 131 cavalos de potência se abastecido com etanol, e 126 cv com gasolina. O seu sistema de partida a frio eletrônico dispensa o tanquinho adicional de gasolina.
Testamos
Durante nosso test drive na região do Vale dos Vinhedos, o carro se mostrou disposto. A aceleração é boa e resposta rápida, a estabilidade é um ponto forte. Outro detalhe bacana é que quando o carro está parado entra na função neutro, gerando menos ruídos e economia de combustível.
*Viajou a convite da Ford
Na sua casa por:
1.6 SE manual - R$ 65.900
1.6 SE Direct Powershift - R$ 68.690 (só sob encomenda para venda direta)
1.6 Freestyle manual - R$ 71.900
1.6 SE Powershift - R$ 71.900
1.6 Freestyle Powershift - R$ 76.900
1.6 Freestyle Plus Powershift - R$ 80.300
2.0 Freestyle AWD manual - R$ 82.300
2.0 Titanium Powershift - R$ 85.900