Estado de Minas NOVIDADE

PEUGEOT revela 2008 DKR16

Modelo de corrida está mais largo, longo e potente para conquistar novos territórios.


postado em 25/09/2015 17:06

Desde que o 2008 DKR foi o vencedor do último Rally Dakar, houve investimento e mudanças no modelo para a versão 2016.   

O veículo ganhou uma nova versão e apresenta muitas novidades em relação ao seu antecessor. Com uma distância entre os eixos  maior, o modelo apresenta “musculatura” mais desenvolvida. Ainda que  pequenos, os balanços dianteiro e traseiro foram mais reduzidos para melhorar a capacidade do veículo de enfrentar dunas, trilhas rochosas e riachos, no percurso variado que o Dakar  oferece. Os engenheiros  permaneceram fiéis ao conceito de duas rodas motrizes.

 

(foto: Peugeot / Divulgação)
(foto: Peugeot / Divulgação)
 

 

Além desse desenvolvimento, a aerodinâmica foi revista. O capô e a entrada de ar foram completamente  modificados para permitir um melhor equilíbrio do downforce entre a dianteira e a traseira, bem como melhorar o fluxo de ar. Essas alterações também deixaram o modelo com uma aparência mais agressiva.

Sob a carroceria de fibra de carbono, a transformação do PEUGEOT 2008 DKR16 não parou por aí. A suspensão passou por uma total recalibragem para enfrentar terrenos inóspitos e, agora, o  modelo dispõe de novas rodas de magnésio, em substituição às de alumínio, associados a pneus Michelin ainda mais robustos, leves e  eficientes.

O 3.0 V6 biturbo diesel também  ganhou potência. Sua utilização é extensa, mas vem sendo particularmente útil  nos traçados sinuosos.

O diretor da PEUGEOT Sport, Bruno Famin, descreveu a filosofia que orientou a nova concepção do modelo: “Não há mudança que prevaleça sobre outras. Trata-se de uma série de desenvolvimentos em diversas áreas que, somados, esperamos trazer uma melhoria global. Os pontos em que nos concentramos são estabilidade do carro e facilidade de utilização do motor. O nosso nível de preparação é muito superior do que era um ano antes do nosso primeiro Dakar. Sabemos que ainda vamos acumular muita  experiência antes de estarmos realmente prontos para o Dakar em  2016”.

 

(foto: Peugeot / Divulgação)
(foto: Peugeot / Divulgação)
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação