O que justifica um aumento de R$ 4.100 num automóvel com número pouco expressivo nas vendas? Pois o Fiat Freemont na versão Precision, testada pelo Vrum, teve recentes acréscimos em seus valores na tabela de agosto e passou a custar R$ 119.900. Na opção Emotion a subida foi menor, mas nem por isso pequena, R$ 1.900.
São quase 5 metros de comprimento (exatos 4.888 mm) num único automóvel. Para se ter uma ideia um Volkswagen up! mede 3.605 mm. Mas a proposta do Fiat Freemont é muito diferente. Na versão testada pelo Vrum acomoda sete pessoas (contando com o motorista), ou seja, leva toda a família, inclusive a sogra (lá na última fileira, de perefrência).
Brincadeiras à parte, o primeiro SUV da montadora italiana ainda é quase um estrangeiro na marca, famosa pelos modelos de entrada como Uno e Palio. O utilitário se beneficia por ser parecido com o "irmão" Dodge Journey (que custa acima dos R$ 125 mil e tem motor bem mais potente).
A impressão é de muito carro para pouco motor. O propulsor 2.4 de 16 válvulas desenvolve 172 cavalos de potência a 6.000 rpm e sofre para levar os 1.809 kg do carro. Gostei do freio de estacionamento acionado pelo pé. O câmbio é o mesmo de seis velocidades.
Ponto
Para a segurança, já que o Freemont tem ERM (sistema eletrônico anticapotamento), ESP (controle eletrônico de estabilidade), EBD (corretor de frenagem eletrônico), seis airbags (na Precision), antiembaçamento nos retrovisores e um sistema de monitoramento da pressão dos pneus - até me assustei quando tocou o aviso sonoro e visual, mas bastou dar a velha calibrada e tudo certo.
Essa versão é mais completa e tem o rádio uconnect com tela maior de 8,4 polegadas, o que funciona melhor na hora da câmera de ré. Na Emotion, opção de entrada, a tela é de 4,3 polegadas, mas em compensação o porta-malas é maior (porque não tem os bancos da última fila). Cabem 580 litros, sem rebatimento, enquanto na versão avaliada a capacidade é de 145 litros. Com todos os assentos rebatidos cabe 2.301 litros.
Conforto
A partida do motor é sem chaves e a abertura do carro é feita apenas com a aproximação do telecomando. O que isso significa? Na prática, esse detalhe é uma luz para mulheres com bolsas enormes como a minha, pois muitas vezes entrei no carro sem acionar nenhum comando. De um canto a outro do SUV, o ar-condicionado trizone funciona bem, mesmo ao meio-dia de um típico dia de calor nordestino. O interior é refinado, bem acabado, em couro.
Não é um possante para acelerar na pista em busca de aventura. A velocidade máxima é de 190 km/h e para atingir os 100 km/h da inércia é preciso pisar por 13 segundos (12,9 de acordo com a Fiat). O tanque de combustível é um alento para quem não gosta de parar muito para abastecer, cabem 77,6 litros. Em compensação o consumo não é ponto forte, manteve uma média de 6,5 km/l a 7 km/l, o que é esperado num SUV de grande porte.
Ficha técnica
Motor 2.4 16V
potência máxima 172 cavalos a 6000 rpm
torque máximo kgfm 22,4 a 4500 rpm
velocidade máxima 190 km/h
de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos
Preço
Versão Precision com 7 lugares
R$ 109.590
com opcionais: interior em couro, teto solar, radio uconnect, barras transversais no teto
Dimensões
comprimento 4888 mm
largura 1878 mm
altura 1750 mm
entre-eixos 2890 mm