Diário de Pernambuco
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Test drive »

Testamos o Nissan Versa SL. Confira os resultados!


Paulo Eduardo - Estado de Minas

Publicação: 05/04/2012 00:01 Atualização: 05/04/2012 10:42

A receita inaugurada pelo sedã Logan faz sucesso e foi seguida pelos outros fabricantes. A Nissan, associada à Renault, colou a fórmula e colocou a cereja à sua maneira. Com carroceria de formas arredondadas, o Versa importado do México atrai olhares de admiração e de reprovação em relação ao estilo. Com cerca de 4,50 metros de comprimento, o sedã da Nissan é o segundo modelo da marca a usar a plataforma V (de versátil), a mesma do compacto March, que nada tem a ver com a B0 dos Renaults Duster, Logan e Sandero.

Harmonia entre faróis enormes em forma de olhos de tigre e grade frontal cromada (Divulgação)
Harmonia entre faróis enormes em forma de olhos de tigre e grade frontal cromada

O sedã Versa impressiona pelas dimensões externas e também pelo amplo espaço no habitáculo. Porém, se as formas arredondadas dão ar de modernidade, o carro perde em praticidade. Três adultos se apertam no banco traseiro justamente pela curvatura no teto. Incomodam muito os assentos curtos, tanto os dianteiros quanto o de trás. Parece economia de projeto, pois poucos carros têm tanto espaço para as pernas no banco traseiro quanto o Versa. Em compensação, a sensação é de amplidão e os cintos de três pontos retráteis contemplam todos os ocupantes. Porém, o passageiro do assento central não conta com apoio de cabeça. Economia que compromete a segurança.

Estilo

As linhas do Versa agradam e desagradam na mesma proporção. Ou recebe elogios ou nariz torcido. As formas arredondadas dão ar de modernidade, que são completadas pelos faróis e lanternas de grandes proporções. O interior não é requintado, mas tem bom acabamento e quadro de instrumentos de bom gosto e fácil visualização.
Interior tem boa montagem e acabamento semelhante ao dos concorrentes (Divulgação)
Interior tem boa montagem e acabamento semelhante ao dos concorrentes

O banco do motorista conta com regulagem de altura. E o volante é regulável apenas em altura, mas tem boa pegada, e a calibragem da direção com assistência elétrica é leve em manobras e firme em velocidades elevadas, mas é muito barulhenta em piso irregular. Os engates do câmbio são precisos e macios. O dilema é que o torque a 4.000rpm exige trocas de marchas em alta para otimizar o desempenho.

Conforto

O sistema de suspensão fica devendo em superfícies irregulares. As batidas são secas para os ocupantes do banco traseiro, provocando desconfortos físico e auditivo. Mas é firme nas curvas. O porta-malas é de ótimo tamanho e comporta a bagagem da família sem arrumação. O encosto bipartido do banco traseiro facilita a colocação de bagagem comprida.
Lanternas grandes e porta-malas elevado completam o conjunto com a caída abrupta do teto na traseira (Divulgação)
Lanternas grandes e porta-malas elevado completam o conjunto com a caída abrupta do teto na traseira

Dirigindo

O Versa agrada pelos engates fáceis e precisos do câmbio. O motor da Nissan, que usa corrente em vez de correia dentada, é rumoroso em alta, mas proporciona bom desempenho desde que o câmbio seja bem manipulado para evitar queda de rotação. Dessa maneira, o Versa é muito esperto e, se pisar fundo, o sedã da Nissan deixa muito carro de cilindrada maior para trás. Os retrovisores estão bem dimensionados e compensam a deficiência de todos os sedãs, a visibilidade lateral traseira limitada.

 


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Avaliação técnica

Acabamento da carroceria

A qualidade da pintura é razoável. O capô está descentralizado e desalinhado. A tampa do porta-malas está descentralizada. As quatro portas estão desniveladas entre si e a carroceria, e tem folga fixa bastante desigual. NEGATIVO

Climatização

É por comando manual. Apresentou bom funcionamento, está bem vedado e com vazão razoável pelos quatro difusores do painel, além de rumorosidade satisfatória. POSITIVO

Freios
O pedal de freio tem boa sensibilidade e relação. O conjunto dianteiro/traseiro está bem dimensionado. Apresentaram reações equilibradas, ABS eficiente e boa desaceleração. POSITIVO

Câmbio
As relações de marchas/diferencial estão bem definidas e proporcionam dirigibilidade prazerosa no uso misto com poucas trocas em retomadas. A qualidade de engate é boa em precisão, maciez e curso da alavanca. POSITIVO

Motor
Apesar de ter o torque máximo em alta rotação (4.000rpm), a
sua dinâmica a baixo regime é satisfatória. As retomadas de velocidade e aceleração satisfazem e a rumorosidade de funcionamento é evidente, mas aceitável. A performance agrada pela cilindrada. POSITIVO

Vedação
Boa contra água e poeira. POSITIVO

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é contido mesmo em alta velocidade. Os ruídos no habitáculo são evidentes quando se trafega sobre piso de terra e asfalto ruim. REGULAR

Suspensão
O conforto de marcha é satisfatório e a estabilidade é boa, passando a razoável numa condução mais esportiva. POSITIVO

Direção
As cargas do sistema assistido estão muito bem definidas. A caixa de direção apresentou-se bem rumorosa em curva sobre terra, paralelepípedo e asfalto danificado. A coluna de direção tem ajuste manual em altura com bom curso e o volante boa pegada. REGULAR

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é 460 litros, o mesmo encontrado na nossa medição.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

 

Sensação de volume é realçada pela linha de cintura alta com ligeiros ressaltos (Divulgação)
Sensação de volume é realçada pela linha de cintura alta com ligeiros ressaltos

 

Ficha Técnica

Nissan Versa SL
Motor -
1.6l 16V flex
Potência - 111cv (gasolina/etanol) a 5.600rpm
Torque - 15,1kgfm (g/e) a 4.000rpm
Transmissão - manual de cinco velocidades
Direção - assistência hidráulica
Tanque - 41 litros

Principais itens de série
ar-condicionado, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção elétrica progressiva, coluna de direção com regulagem de altura, sistema de som com CD/MP3, rádio AM/FM, conexão para iPod, espelhos retrovisores com comando elétrico, airbag duplo frontal, freios ABS com EBD e BAS e pontos de ancoragem para cadeiras infantis.

Opcionais - não tem

NOTAS (O a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 9
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 7
Consumo 8
Tecnologia 7
Acabamento 8
Custo/benefício 8

Na sua casa por
SL -
R$ 42.990
S - R$ 35.490
SV - R$ 39.990

Esta matéria tem: (6) comentários

Autor: Vagner Ornelas
Comprei um para a minha mãe e o AR CONDICIONADO não é de série, ele é um opcional na versão de entrada do modelo. O carro é bem espaçoso e mega econômico. Pena que com todos os opcionais fica muito mais caro que meu J3 Turin, que também é bom. | Denuncie |

Autor: Junilson Pereira Ramos
Fui a concessionária katana, aqui em Goiânia, vi gostei, e já encomendei o meu; um SV. Feinho para alguns, bonito para mim e minha esposa, tá bom demais! Acho bom que poucos o queiram, principalmente os ladrões; vai ser meu por muito tempo. Melhor que qualquer nacional em todos os sentidos. Tô feliz! | Denuncie |

Autor: Emerson
Fiz um teste drive, e não gostei. Achei ele muito lento em retomadas e arrancadas, o vendedor me falou "pode pisar que ele vai" é realmente foi e o desempenho melhorou, mas, fica a dúvida, sempre terei que andar com o motor em altas rotações? e o consumo, onde fica? sei não, não compro. | Denuncie |

Autor: Hugo Santos
galera, deixar aqui uma dica de um novo site do mercado de veiculos... o Karfile - uma nova forma de fazer negocios com o seu carro. | Denuncie |

Autor: José Ribeiro
Ô carro feio... | Denuncie |

Autor: Vinicius Alencar
Nas ruas, o carro tem um porte que impressiona. Com 4,50m é maior que o focus sedã da geração anterior. Pessoalmente, gostei também do design. | Denuncie |

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