Estado de Minas ESPORTIVIDADE AMIGÁVEL

Ducati Multistrada 950 chega ao mercado oferecendo posição de pilotagem mais relaxada

Com motor de dois cilindros que entrega potência de forma mais progressiva, controle de tração e freios ABS, Ducati Multistrada 950 esbanja versatilidade para encarar terra e asfalto. Confira


postado em 09/10/2017 17:34 / atualizado em 09/10/2017 17:59

O motor de dois cilindros em L tem quatro modos de pilotagem(foto: Johanes Duarte/Ducati/Divulgação)
O motor de dois cilindros em L tem quatro modos de pilotagem (foto: Johanes Duarte/Ducati/Divulgação)
 

De Tuiuti (SP) - Lançada mundialmente há cerca de um ano, a Ducati Multistrada 950 chega ao mercado nacional com uma proposta mais amigável que a irmã maior, o modelo 1200. Produzida em Manaus, a motocicleta oferece maior maneabilidade, mas sem perder a pegada esportiva. O jeitão big trail da linha Multistrada foi mantido, com posição de pilotagem mais relaxada e maior altura. Porém, para encarar grandes distâncias sem reclamar, o modelo tem um pé um pouco mais no asfalto, equipada com rodas em liga leve com aros de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira.

Modelo ganhou posição de pilotagem mais relaxada e ficou mais alto(foto: Johanes Duarte/Ducati/Divulgação)
Modelo ganhou posição de pilotagem mais relaxada e ficou mais alto (foto: Johanes Duarte/Ducati/Divulgação)

O lado fora de estrada está presente nas suspensões de maior curso, nos pneus mistos e na ergonomia, que permite controlar o atrevimento ao rodar na terra, mas com muita diversão, ampliando a versatilidade. Para tanto, a eletrônica faz o gerenciamento do motor e dos freios, ajustando a tocada. O pacote tem quatro modos de motor, três de ABS e oito níveis de controle de tração, que podem ser regulados ou até mesmo desligados, para uma pilotagem mais radical.

 

 

ELETRÔNICA O motor tem a tradicional configuração de dois cilindros dispostos em “L”, marca registrada da Ducati, com 937cm³, batizado de Testaestretta (herdado da Hypermotard), que fornece 113cv a 9.000 rpm e um torque de 9,8kgfm a 7.750 rpm. Entretanto, a forma de entrega pode ser modulada. No modo Touring, a potência chega à roda de forma mais progressiva, enquanto o controle de tração vai ao nível 5 e o ABS ao nível máximo de 3. No modo Esportivo, a potência é despejada diretamente e os níveis de controle de tração e ABS são reduzidos.

O painel é digital e tem computador de bordo(foto: Johanes Duarte/Ducati/Divulgação)
O painel é digital e tem computador de bordo (foto: Johanes Duarte/Ducati/Divulgação)

No modo Urban, para rodar nas ruas, a potência é reduzida para 75cv e entregue de forma mais gradual, com atuação do ABS e controle de tração aumentada. No modo Enduro, para encarar terra, a potência também é fixada em 75cv, com respostas progressivas, controle de tração reduzido para o nível 2 e o ABS para o nível 1, que também pode ser desligado. Porém, toda vez que o motor é religado, o ABS volta a atuar. O pacote também permite um ajuste pessoal, que pode ser memorizado entre níveis de atuação de controle de tração e ABS.
As rodas são em liga leve, com aro dianteiro de 19 polegadas de diâmetro(foto: Johanes Duarte/Ducati/Divulgação)
As rodas são em liga leve, com aro dianteiro de 19 polegadas de diâmetro (foto: Johanes Duarte/Ducati/Divulgação)

ANDANDO O banco em dois níveis encaixa bem o piloto, mas reduz a movimentação no fora de estrada. Por outro lado, a altura fixa em 840mm, sem possibilidade de regulagem (só como opcional), não assusta. Faz parte do meio termo proposto que reúne a maneabilidade de um modelo menor, com o desempenho semelhante a uma maior e que ainda roda em dois mundos, asfalto e terra. O motor não tem a “brutalidade” da irmã maior (com 160cv), mas a progressividade permite uma pilotagem com boas retomadas, traduzidas em maior controle com o suporte do quadro em treliça.

O quadro é em treliça e a balança da suspensão traseira dupla(foto: Johanes Duarte/Ducati/Divulgação)
O quadro é em treliça e a balança da suspensão traseira dupla (foto: Johanes Duarte/Ducati/Divulgação)

O aro dianteiro com 19 polegadas segue a cartilha. Vence o rali diário sem tanto desconforto e não impede mudanças de direção mais rápidas exigidas nas curvas. As suspensões, entretanto, encaram o que vier. Invertida na dianteira (Kayaba regulável) e com balança dupla em alumínio na traseira (Sachs), com regulagem manual, possuem 170mm de curso. Os freios com a grife Brembo, duplo disco de 320mm e pinças radiais de quatro pistões na dianteira e disco simples na traseira, brecam um caminhão trucado. A Ducati Multistrada 950 tem preço sugerido de R$ 59.900.
Os freios tem o sistema ABS e duplo disco na dianteira(foto: Johanes Duarte/Ducati/Divulgação)
Os freios tem o sistema ABS e duplo disco na dianteira (foto: Johanes Duarte/Ducati/Divulgação)

* Viajou a convite da Ducati

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