Estado de Minas O LADO TRAVESSO

Ducati Multistrada 1200 Enduro tem muito mais a oferecer do que o visual bonito

Equipado com extenso pacote eletrônico e motor com 160cv de potência, modelo também tem visual excêntrico e disposição para encarar asfalto e terra com muita desenvoltura


postado em 22/04/2017 15:23 / atualizado em 24/04/2017 08:32

Em 2009, o modelo foi eleito como o mais belo no Salão Internacional de Milão, na Itália(foto: Ducati/Divulgação)
Em 2009, o modelo foi eleito como o mais belo no Salão Internacional de Milão, na Itália (foto: Ducati/Divulgação)

Quando foi apresentada em 2009, durante o Salão Internacional de Milão, na Itália, a Ducati Multistrada 1200 foi eleita a mais bela da exposição por meio do voto popular. Uma verdadeira façanha para um modelo com formas mais robustas, estilo big trail, no qual as características técnicas e a eficiência são mais valorizadas que a silhueta, em um segmento altamente disputado. Porém, o jeitão aventureiro, com o badalado desenho da escola italiana de estilo, mostrou que não tinha apenas uma estampa capaz de agradar a uma grande parcela de simpatizantes pelo mundo.

O motor de dois cilindros em L tem comando desmodrômico variável(foto: Ducati/Divulgação)
O motor de dois cilindros em L tem comando desmodrômico variável (foto: Ducati/Divulgação)

Em 2015, a família aumentou com o modelo 1200 Enduro, ainda mais preparado para qualquer terreno, mostrando também a sua “beleza interior”. A Ducati, que está oficialmente no Brasil, comercializa o modelo com preço sugerido de R$ 89.900, em um pacote que inclui muita eletrônica embarcada e um motor com a tradicional arquitetura de dois cilindros dispostos em L, com nada menos que 160cv e o DNA esportivo que caracteriza a marca italiana. Uma mistura que simboliza a entrada da montadora no universo aventureiro fora do asfalto.

 

 

ELETRÔNICA O motor conta com quatro modos de pilotagem, em sincronia com os 13,9kgfm de torque. O modo Enduro ajusta a potência para “apenas” 100cv, regulando também o sistema ABS para atuar de forma mais branda, assim como o controle de tração. O sistema que impede a roda dianteira de “empinar” é desativado, enquanto a suspensão “ativa” ajusta eletronicamente os amortecedores para pisos acidentados. No modo de pilotagem Turismo, a potência volta para 160cv e os controles de tração e de ABS passam a ser mais atuantes e as suspensões ficam mais macias.

Malas laterais podem ser acopladas e os pneus mistos substituídos para terra(foto: Ducati/Divulgação)
Malas laterais podem ser acopladas e os pneus mistos substituídos para terra (foto: Ducati/Divulgação)

No modo Esportivo, a potência é liberada sem limitações, as suspensões ficam mais firmes, e o controle de tração e o de empinadas passam a atuar com menor intervenção. Porém, o sistema ABS confere atuação cirúrgica, permitindo acionar os freios nas curvas, eliminando a tendência de a moto voltar à posição vertical. O modo de pilotagem Urbano reduz a potência para 100cv, ativando o controle de tração e de empinadas para níveis mais altos, assim como os freios ABS. Já as suspensões são reguladas eletronicamente para superar as armadilhas, buracos, quebra-molas etc.
A iluminação conta com LEDs e proporciona interessante aspecto ao modelo(foto: Ducati/Divulgação)
A iluminação conta com LEDs e proporciona interessante aspecto ao modelo (foto: Ducati/Divulgação)

ANDANDO As rodas da Ducati Multistrada 1200 Enduro são raiadas, como convém a um modelo de uso misto. Porém, na dianteira o aro é de 19 polegadas de diâmetro, meio caminho entre os esportivos e mais ariscos de 17 polegadas e os fora de estrada de 19 polegadas, mais lentos nas mudanças de direção. Dessa forma, transita bem na terra e no asfalto, ajudado pelo pacotão eletrônico. Para viagens, tem o piloto automático e a possibilidade de acoplar malas, e para trechos mais pesados no fora de estrada, a opção de substituição dos pneus mistos por outros específicos para terra.

Moto conta com painel digital e muita eletrônica para tornar a pilotagem mais prazerosa(foto: Ducati/Divulgação)
Moto conta com painel digital e muita eletrônica para tornar a pilotagem mais prazerosa (foto: Ducati/Divulgação)

O motor e os freios são destaques. Os dois cilindros equipados com comando desmodrômico variável, batizado de Testaestretta DVT (cabeçote curto), oferecem torque desde os giros mais baixos, facilitando a pilotagem. Já os freios com duplo disco de 320mm na dianteira, com pinças Brembo radiais de quatro pistãos, param uma locomotiva. A suspensão dianteira tem garfo de 48mm e a traseira, amortecedor único. Ambos Sachs de 200mm de curso. A iluminação é com LED e o painel digital, com bluetooth. O tanque garante boa autonomia com 30 litros e o peso a seco é de 225kg.

As rodas são raiadas, com aro de 17 polegadas na traseira e ABS de curva(foto: Ducati/Divulgação)
As rodas são raiadas, com aro de 17 polegadas na traseira e ABS de curva (foto: Ducati/Divulgação)
 

 

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