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Scooter Quadro4 feito por empresa suíça é ideal para o conturbado trânsito das grandes cidades

Com quatro rodas, mas reações e agilidade de um scooter tradicional, modelo conta com sistema de suspensões inédito, mas o conjunto é bem pesado e não tem a marcha a ré


postado em 03/04/2017 17:33

O sistema de suspensões permite inclinações, como em um scooter convencional(foto: Quadro Vehicles/Divulgação)
O sistema de suspensões permite inclinações, como em um scooter convencional (foto: Quadro Vehicles/Divulgação)
 

Nem duas, nem três. O Quadro4 tem quatro rodas, mas não é um quadriciclo, e se comporta como um scooter convencional. A invenção do Quadro4 é da empresa de engenharia Suíça Quadro Vehicles, sediada em Vacallo, quase na divisa com a Itália, que, de fornecedora para outras indústrias, passou a fabricar seus próprios scooters. Porém, para rodar com quatro rodas, precisou desenvolver inédito sistema de suspensões, que permite ao modelo inclinar normalmente, como um scooter ou moto nas curvas, sem comprometer a dirigibilidade e também a agilidade em espaços reduzidos, ou entre os carros, mantendo a menor largura possível entre as rodas.

(foto: Quadro Vehicles/Divulgação)
(foto: Quadro Vehicles/Divulgação)

A engenharia queimou fosfato e produziu um conjunto de suspensões que funcionam interligadas, como uma espécie de sistema de vasos comunicantes, batizado de Hidraulic Tiling System (HTS), que foi patenteado. É composto de um reservatório central pressurizado, que distribui a pressão hidráulica para o conjunto de cada roda e pode inclinar em até 45 graus. Quando o Quadro4 inclina para a direita, por exemplo, a pressão deste lado diminui, aumentando a do lado oposto. Quando inclina para a esquerda, acontece o inverso. Em linha reta, a pressão fica equilibrada, mas também reage quando encara imperfeições do piso, amortecendo as pancadas.

Cada roda tem um disco de freio, aumentando o poder de frenagem(foto: Quadro Vehicles/Divulgação)
Cada roda tem um disco de freio, aumentando o poder de frenagem (foto: Quadro Vehicles/Divulgação)
 

PARADA O sistema de suspensões também permite que o Quadro4 fique “em pé” quando parado em um semáforo, por exemplo, sem a necessidade de apoiar os pés no chão. Na hora de estacionar, independentemente da inclinação ou irregularidade do piso, fica travado na vertical e imobilizado com o freio de estacionamento. Outro predicado do Quadro4 são os freios. São quatro discos de 240mm, que atuam de forma combinada entre os “eixos”. Com quatro pontos de apoio, o poder de frenagem também fica multiplicado, aumentando a segurança. Outra característica é que todas as rodas têm a mesma medida, com aros de 14 polegadas de diâmetro e pneus idênticos.

(foto: Quadro Vehicles/Divulgação)
(foto: Quadro Vehicles/Divulgação)

A desvantagem é que o conjunto pesa mais. O Quadro4 abastecido acusa 291kg na balança e não conta com marcha a ré. Para empurrar o modelo tem um motor de 346cm³ de cilindrada, refrigerado a água, produzido em Taiwan pela Aeon, que fornece 31cv a 7.500rpm e torque de 3,55kgfm a 5.500rpm. Outra vez a engenharia trabalhou para solucionar a transmissão de força para o “eixo” traseiro durante as curvas. Adotou um diferencial que distribui a potência entre as duas rodas traseiras, por meio de correias individuais, que não precisam de manutenção, anulando a tendência de seguir reto nas curvas.
O escapamento fica camuflado entre as rodas traseiras(foto: Quadro Vehicles/Divulgação)
O escapamento fica camuflado entre as rodas traseiras (foto: Quadro Vehicles/Divulgação)

CONFORTO Como nos scooters tradicionais, o Quadro4 conta com câmbio automático do tipo contínuo, CVT, e porta-malas. Entretanto, em vez de ficar sob o banco do piloto, fica embaixo do banco do passageiro, em função do espaço da dupla roda traseira, e comporta um capacete fechado. No escudo frontal tem mais dois porta-trecos, além de uma tomada tipo USB para carregar celular ou outros aparelhos eletrônicos. O tanque de combustível também foi remanejado e comporta 14 litros. O escape também foi reposicionado e fica camuflado entre as duas rodas traseiras, o que ajuda a rebaixar e concentrar as massas.

O câmbio é automático, tipo CVT, facilitando a pilotagem(foto: Quadro Vehicles/Divulgação)
O câmbio é automático, tipo CVT, facilitando a pilotagem (foto: Quadro Vehicles/Divulgação)

Entre as comodidades, também conta com para-brisa regulável e painel completo, composto de velocímetro e conta-giros analógicos e tela digital com as demais informações. A iluminação tem LEDs na lanterna traseira. O Quadro4, ainda em processo de expansão é comercializado na Europa (por cerca de 10 mil euros), Estados Unidos, África do Sul e alguns países da Ásia, ainda sem previsão para a América do Sul. Também oferece uma extensa gama de acessórios, que inclui baú e até uma carretinha para ampliar a possibilidade de transporte de carga. Também tem um modelo Adventure, para encarar o fora de estrada.

(foto: Quadro Vehicles/Divulgação)
(foto: Quadro Vehicles/Divulgação)
 

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