Você é um vendedor de carros experiente? Trabalha com dedicação e ‘sangue nos olhos’? Em tempos de crise, o comércio sentiu o impacto da redução das vendas de carros tanto novos quanto usados, com previsão de queda de 19% nas vendas em 2016, de acordo com a Anfavea (Associação das Montadoras). Então, que tal arregaçar as mangas e começar a observar em que características pode melhorar? Listamos abaixo os principais erros na hora da revenda de carros. Veja: 1) Não se qualificar Se um possível comprador está interessado em um dos carros da concessionária em que você trabalha como vendedor, nada mais frustrante que um profissional que não domina a área em que atua. Além de se sentir ludibriado, o comprador perde interesse pelo produto e sai da concessionária sem ter suas dúvidas sanadas. Resultado: provavelmente nunca mais retornará à loja. Por isso é importante conhecer o produto a fundo, vantagens e desvantagens, enfim, todos os detalhes que compõem o carro, além de estar conectado com o mercado e com os principais concorrentes. 2) Esquecer o pós-venda Algumas revendas oferecem o serviço de pós-venda; outras não. Mesmo que sua loja não ofereça esse benefício ao cliente, fazer o pós-venda por conta própria certamente fará você ganhar pontos na próxima compra do cliente. As medidas são simples: dê um telefonema, mande um e-mail entre uma semana e 15 dias depois da compra, pergunte se ele ficou satifeito com a aquisição e coloque-se à disposição para quaisquer esclarecimentos. Um atendimento adequado, sem exageros, pode fazer com que esse cliente funcione como um multiplicador entre familiares e amigos. 3) Desconhecer os desejos e afinidades do consumidor Vamos supor que o cliente chegue a uma revendedora e relate detalhes de sua vida. Ele tem uma vaga ideia de qual carro gostaria de comprar, mas certeza, não tem nenhuma. Caberá ao vendedor não somente oferecer o produto adequado para o perfil do cliente, como também mostrar benefícios reais do carro. Se o consumidor relatou que tem uma família grande, o ideal é mostrar a ele o espaço interno de um carro confortável. Se ele prefere a velocidade ao conforto, mostre um modelo mais esportivo e por aí vai. 4) Deixar de anunciar na internet Não é segredo para ninguém que a internet mudou os hábitos dos consumidores, e, também, dos compradores de veículos. Embora ninguém ainda concretize uma venda via web, o ambiente virtual proporciona vantagens como a efetiva comparação entre um veículo e outro, entre modelos, detalhes do carro que até então eram deixados de lado mesmo em ambiente físico e uma visualização antecipada antes da vista a uma revendeora ou concessionária. Deixar de anunciar seu veículo na internet é um erro fatal para quem realmente tem interesse em vender o carro. No Portal Vrum, por exemplo, o cliente tem em mãos um site respondivo, que pode ser acessado de qualquer dispositivo, com uma média de 5,5 milhões de acessos por mês. E em um futuro próximo, a expectativa é de que a indústria automobilística utilize o ambiente virtual para produzir carros cujos pedidos foram feitos pela internet. E isso é só uma questão de tempo. E então? Pronto para não incorrer em erros desnecessários? Boa sorte nas próximdas revendas!
DESCUBRA OS PRINCIPAIS ERROS NA HORA DA REVENDA
Descubra os principais erros na hora da revenda
Pontos que você e sua equipe devem focar para ter sucesso
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