A unidade testada não contava com airbags laterais e, no caso de colisão de lado, a proteção para cabeça e peito foi considerada fraca. Mas o ponto que mais choca é a afirmação do Latin NCAP de que a Peugeot do Brasil retirou do projeto do 208 nacional reforços estruturais para a proteção lateral presentes no modelo europeu, motivo pelo qual o compacto brasileiro não alcançou a nota máxima obtida na Europa.
Questionada pelo VRUM sobre a diferença dos projetos, a Peugeot se limitou a responder que o modelo atende às regulamentações vigentes no Brasil.
KIA PICANTO Outra nota fúnebre relacionada à sétima fase do Latin NCAP foi o resultado do Kia Picanto, modelo importado da Coreia do Sul, que levou nota zero para proteção a adultos e uma estrela para proteção infantil. As notas são válidas para impacto frontal, e foram tão ruins que ele nem foi submetido ao teste de impacto lateral. A unidade avaliada não era equipada com airbags frontais, que são itens obrigatórios no Brasil. Sua estrutura foi avaliada como estável.