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Land Rover Discovery Sport preserva DNA da marca com um toque de modernidade

Utilitário-esportivo compacto premium anda bem no asfalto e na terra, sendo que para isso conta com todo o auxílio tecnológico


postado em 07/05/2016 14:14

(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

Há um bom tempo os modelos da Land Rover deixaram de ter aquele jeitão conservador e partiram para um estilo mais descolado. O Discovery Sport é um deles, pois preserva o DNA da marca, mas traz nas linhas da carroceria traços de modernidade. Equipado com motor 2.2 SD4 Turbodiesel, câmbio automático de nove velocidades e tração 4x4, o utilitário-esportivo compacto premium anda bem no asfalto e na terra, sendo que para isso conta com todo o auxílio tecnológico, que garante segurança nas mais diferentes situações. Com a configuração de sete lugares, o modelo tem bom espaço para acomodar a família com conforto e diversão.
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

ESTILO O Discovery Sport HSE Luxury é um modelo de formas robustas, com linhas discretamente arredondadas. A grade dianteira de barras paralelas com desenho vazado dá um toque de modernidade. Os faróis, mais horizontais e estreitos, têm elementos internos circulares, com xênon e LEDs. A robustez do modelo é enfatizada pelo capô mais alto, com vincos marcantes, enquanto as laterais mais limpas contam com maçanetas cromadas. O ponto falho é que as portas não têm o sensor de presença, que possibilita a abertura com a chave no bolso. A traseira completa o conjunto com equilíbrio, trazendo lanternas também com elementos circulares. As belas rodas de liga leve aro 19 polegadas têm desenho discreto.
Espaço na segunda fileira de bancos é bom, mas o acesso à terceira é complicado(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Espaço na segunda fileira de bancos é bom, mas o acesso à terceira é complicado (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

ESPAÇO Apesar de não ter dimensões exageradas, o Discovery Sport chama a atenção pelo bom espaço interno. A versão testada tem a configuração de sete lugares, com três fileiras de bancos, sendo a última com assentos individuais escamoteáveis. Ou seja, com eles recolhidos, o porta-malas apresenta um volume impressionante. Mas com os dois últimos bancos montados, a área de bagagem fica restrita à acomodação de pequenas sacolas. Na frente, os bancos são anatômicos, com ajustes elétricos, inclusive lombar, que permite encontrar facilmente a melhor posição de dirigir. A segunda fileira de bancos acomoda três pessoas, mas quem vai no meio fica prejudicado pela saliência do console embutido no encosto. O assoalho ali é quase plano, favorecendo o espaço para as pernas. O acesso à terceira fileira não é fácil, exige esforço e o espaço ali é bem reduzido, ideal para crianças. Mas todos os bancos contam com cintos retráteis de três pontos e apoios de cabeça.
Com bancos rebatidos, porta-malas é enorme(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Com bancos rebatidos, porta-malas é enorme (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

SOFISTICAÇÃO O acabamento interno dessa versão Luxury é impecável, com material emborrachado no painel, couro de boa qualidade com costura aparente e detalhes de alumínio. O volante de três raios traz todos os comandos para que o motorista não desvie a atenção da direção. Os instrumentos do painel contam com elementos analógicos e digitais, todos de fácil visualização. No centro do painel, uma tela tátil disponibiliza GPS, câmera de ré e a possibilidade do espelhamento do smartphone. Os comandos estão bem posicionados, exceto os dos vidros, que ficam na parte alta do painel da porta do motorista.
Teto solar panorâmico é um dos itens de série do modelo(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Teto solar panorâmico é um dos itens de série do modelo (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

TECNOLOGIA Mas o que impressiona mesmo nesse utilitário-esportivo é a tecnologia aplicada. O modelo conta com tração 4x4 e o sistema Terrain Response, com seletor no console. Ele ajusta rapidamente as configurações de tração, aceleração e torque do motor de acordo com o piso, disponibilizando os modos de condução normal, grama/neve/cascalho, lama/sulcos e areia, além do modo Eco, que privilegia a economia de combustível. Mas o modelo conta ainda com sistemas de controle de tração e estabilidade, auxílio de subida e descida em rampas, e uma sopa de letrinhas que atua nos freios para garantir total segurança.

DESEMPENHO O motor 2.2 litros turbodiesel de 190cv dá conta de impulsionar as quase duas toneladas do Discovery Sport, proporcionando bom desempenho. Graças ao bom torque, disponível em baixas rotações, as arrancadas e retomadas de velocidade são rápidas e seguras. O utilitário acelera muito rápido e o câmbio automático de nove velocidades também contribui com a boa performance, já que tem marchas bem escalonadas, com trocas suaves, sem trancos, no tempo certo. E apesar de ser um carro mais alto, tem boa estabilidade em curvas, com um rodar macio e confortável, filtrando bem as irregularidades do solo. A direção é bem calibrada, com bom diâmetro de giro. No fora de estrada os recursos eletrônicos ajudam muito e o Discovery mostra desenvoltura em trilhas e descidas de rampas de terra.

CUSTO/BENEFÍCIO É um modelo luxuoso, com acabamento sofisticado, bom conjunto mecânico, amplo espaço interno, com muita tecnologia e um interessante pacote de entretenimento. Se comparado com modelos similares de outras marcas de luxo, sua relação custo/benefício é bem favorável, pois não fica devendo nada a ninguém.

A eficiência do Land Rover Discovery Sport não se limita apenas ao desempenho no asfalto e na terra. Com muita eletrônica aplicada, o modelo conta ainda com sistema de entretenimento com tela tátil de oito polegadas, conexão Bluetooth com função streaming e sistema de áudio Meridian, com 16 alto-falantes e um subwoofer, totalizando 825w de potência e emitindo um som de alta fidelidade. Opcionalmente, o sistema pode vir equipado com TV e o InControl Apps, que permite o uso de aplicativos e acesso aos recursos do smartphone. Tudo muito intuitivo e fácil de operar.

 

FICHA TÉCNICA

Motor turbodiesel de 190cv garante bom desempenho(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Motor turbodiesel de 190cv garante bom desempenho (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbodiesel, 2.179cm³ de cilindrada, que desenvolve 190cv de potência máxima a 3.500rpm e torque máximo de 42,8kgfm a 1.750rpm

TRANSMISSÃO

Tração 4x4 integral e câmbio automático de nove marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, com braços transversais; e traseira, independente, com braços transversais e longitudinais, com barra estabilizadora/ 8 x 19 polegadas, de liga leve / 235/55 R19

DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS
A discos ventilados na dianteira e traseira, com ABS/EBD/EBA e controles de tração e estabilidade

CAPACIDADES (*)

Peso, 1.863 quilos; tanque de combustível, 65 litros; de carga (passageiros e bagagem), 777 quilos; porta-malas, 981 litros

DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,59m; largura, 2,06m; altura, 1,72m; entre-eixos, 2,74m; altura do solo, 0,22m

ÂNGULOS
De entrada, 25 graus; de saída,
31 graus

DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima de 188km/h; aceleração até 100km/h em 8,9 segundos

CONSUMO (***)
Cidade, 9,3km/l; estrada, 10,4km/l

(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro

Com medida entre-eixos de 2,74m e 4,59m de comprimento, utilitário-esportivo tem formas robustas e desenho moderno(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Com medida entre-eixos de 2,74m e 4,59m de comprimento, utilitário-esportivo tem formas robustas e desenho moderno (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE – Paddle Shift, Terrain Response, controle de descida em declive (HDC), controle de tração (TCS), controle elétrico de assistência de direção (EPAS), assistência de partida em ladeiras (HSA), controle de estabilidade antirrolagem (RSC), controle dinâmico de estabilidade (DSC), controle de estabilidade do trailer (TSC), freio eletrônico de estacionamento (EPB), assistência a frenagem de emergência (EBA), distribuição eletrônica de força de frenagem ((EBD), assistente de estabilidade ao trailer (TSA), teto solar panorâmico, retrovisores externos elétricos com rebatimento automático e memória, faróis de xenônio com luzes diurnas com LED, sensores de chuva e luminosidade, faróis de neblina, rodas de liga leve de 19 polegadas, bancos revestidos em couro, bancos com ajustes elétricos e memória, segunda fileira de assentos com deslizamento e inclinação, volante revestido em couro, câmera de ré, botão start/stop, ar-condicionado dual zone, sistema de áudio Meridian Surround com 16 alto-falantes 825w e subwoofer, tela tátil de oito polegadas, painel de instrumentos analógico com central de informações em TFT de cinco polegadas, GPS, entradas USB, airbags dianteiros, de joelho, de cortina, pontos de fixação Isofix no banco traseiro e travamento automático das portas em movimento, entre outros.

Comandos dos vidros mal posicionados no alto da porta(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Comandos dos vidros mal posicionados no alto da porta (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

OPCIONAL – Pintura metálica, pintura metálica premium, InControl Apps e pack sete lugares.

QUANTO CUSTA

O Land Rover Discovery Sport Diesel é vendido na versão SE por R$ 230.196 e na HSE por R$ 258.796. A versão testada, HSE Luxury, tem preço sugerido de R$ 280.300 com todos os opcionais.

 

NOTAS (0 a 10)

Desempenho    10
Espaço interno     9
Porta-malas     10
Suspensão/direção     9
Conforto/ergonomia     8
Itens de série/opcionais    10
Segurança     10
Estilo     9
Consumo     8
Tecnologia     10
Acabamento     10
Custo/benefício     9

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