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Depois do 208 reestilizado, Peugeot prepara outras novidades para o Brasil

Como parte do reposicionamento de mercado e plano para plataforma única, Peugeot prepara novos câmbio automático, van Boxer e picape média ao Brasil. Chegada do 308 GTI aguarda melhora do mercado


postado em 07/04/2016 15:21 / atualizado em 07/04/2016 18:05

Na Europa, nova geração do Boxer já foi reestilizada(foto: Peugeot/Divulgação)
Na Europa, nova geração do Boxer já foi reestilizada (foto: Peugeot/Divulgação)
Fortaleza – Apesar do novo foco de mercado – oferecer uma linha enxuta, com mais equipamentos –, a Peugeot não se deu por satisfeita e terá mais novidades para o Brasil até o ano que vem. Entre elas a atualização do obsoleto câmbio automático (hoje de quatro marchas) do 208 e a nova geração do utilitário Boxer. Os planos incluem até uma inédita picape com capacidade para uma tonelada, prevista para o mercado latino-americano até 2021. A meta da marca francesa para a próxima década é utilizar apenas uma plataforma modular na produção de todos os carros Peugeot e Citroën na América Latina.

Em 2015 o fabricante obteve faturamento de 56,3 bilhões de Euros no mundo. Dos 4.735.188 veículos produzidos, 3,2% foram vendidos na América Latina, com projeção de 3,9% para este ano. Importante mercado importador, o Chile representou 5,4% das vendas, ao passo em que o Brasil ficou com 2,4%. Como parte das mudanças a marca reestrutura a rede de concessionárias no Brasil e abriu 20 pontos nos últimos quatro meses. No desenvolvimento do 208 reestilizado foram investidos R$ 200 milhões.

“O 208 com os novos motores é a síntese do posicionamento de marca que queremos entregar aos brasileiros”, adianta a diretora-geral da Peugeot do Brasil, Ana Thereza Borsari.

Para 2016 duas novidades estão no forno: a nova geração do 308 na versão esportiva GTI, que aguarda a estabilização do Dólar e a consequente melhora do mercado para começar a ser importada da França; e a nova geração do Boxer, modelo produzido em parceria com a Fiat e Iveco em Sete Lagoas (MG).

Carro de imagem e poucas vendas, novo 308 GTI aguarda melhor momento para importação(foto: Peugeot/Divulgação)
Carro de imagem e poucas vendas, novo 308 GTI aguarda melhor momento para importação (foto: Peugeot/Divulgação)
O problema é que a Peugeot brasileira ainda não definiu se manterá a fabricação conjunta das vans, sinalizou o presidente da Peugeot America Latina, o português Carlos Gomes, ao Vrum, durante o evento de lançamento da linha 2017 do 208. Mas se decidir o fizer, o acordo será numa “operação menor que a de hoje”. O novo Boxer será uma das estrelas da marca durante o Salão do Automóvel'2016, que acontece em novembro. Gomes prometeu ainda novidades relacionadas à linha automática de carros compactos, jogando o atual câmbio de quatro velocidades literalmente para escanteio.

Por outro lado, o executivo descartou a possibilidade de chegada do sedã 301 ao mercado brasileiro. Apesar da pegada do espaço interno e boa relação custo x benefício, apostas do Chevrolet Cobalt e Renault Logan, falta cota de importação à Peugeot ao três volumes, já vendido em países como Chile e México. Vendido na Europa, o subcompacto 108, que poderia fazer frente ao Fiat Mobi, vive realidade semelhante, além do preço pouco competitivo se importado.

NOVO FOCO Como parte do plano de recuperação Back in the Race do Grupo PSA (Peugeot Citroën) entre 2014 a 2018, a Peugeot planeja valorizar a marca, reduzir os custos de fabricação e custos fixos, aumentar a integração local, focar na qualidade e satisfação ao cliente. “Temos por objetivo chegar a 85% de integração local. Os novos produtos virão com 90%”, complementa Gomes.

O jornalista viajou a convite da Peugeot

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