Estado de Minas MAIS FORÇA E TORQUE

Fiat ajustará motor 2.0 diesel da Toro para resolver impotência

Potência e torque da Fiat Toro 2.0 diesel subirão de 170cv e 35,7kgfm para 200cv e cerca de 48kgfm, aliviando elevação das rotações do motor já na arrancada


postado em 21/03/2016 16:37 / atualizado em 21/03/2016 16:49

(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Um dos dilemas da excelente caminhonete Toro da Fiat é a arrancada. Para tirá-la da inércia, é preciso elevar as rotações do motor a diesel, nas versões com câmbio manual, para não deixá-lo apagar. Isso com apenas o motorista, ar-condicionado desligado e caçamba vazia. É preciso estar atento o tempo todo para não pagar mico. Imagine com carga máxima, que é de uma tonelada. O motor 2.0 a diesel tem 170cv de potência máxima e 35,7kgfm de torque. E não é suficiente para ela, pois o peso é de mais de 1.700kg. Mas a potência deverá ser elevada para cerca de 200cv e o torque em torno de 48kgfm.

 

Os testes estão sendo feitos em modelos que transportam carga superior a uma tonelada e o comportamento tem sido outro na arrancada. Curioso é que os fabricantes sempre alardeiam no material distribuído à imprensa, por ocasião do lançamento, informando que rodaram milhares de quilômetros com um determinado modelo antes de colocá-lo à venda. E ainda dão uma mancada dessas.

 

Dimensionamento do motor 2.0 Multijet diesel não é suficiente para a picape, que pesa mais de 1.700kg(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Dimensionamento do motor 2.0 Multijet diesel não é suficiente para a picape, que pesa mais de 1.700kg (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Não há data prevista para a alteração, mas não deverá demorar muito. Faltam apenas ajustes para que as emissões se mantenham dentro do padrão exigido.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação