Estado de Minas METAMORFOSE

Conceitos da Jeep conectam passado e atualidade

Da picape do Renegade à reinvenção de antigos clássicos. Conceitos desenvolvidos pela Jeep mostram que a marca equilibra tradição e inovação como nenhuma outra


postado em 17/03/2016 08:00 / atualizado em 16/03/2016 11:24

Jeep FC 150(foto: Jeep/Divulgação)
Jeep FC 150 (foto: Jeep/Divulgação)
A Jeep americana está comemorando a 50ª edição do Easter Jeep Safari, que será realizado entre os dias 19 e 27 de março. O evento nasceu em 1967 como um passeio de fora de estrada no estado de Utah (EUa) na época da Páscoa. Realizado nas trilhas próximas à cidade de Moab, o evento, que no início tinha a duração de um dia, atualmente se estende por nove dias. Para esta edição, a Jeep preparou sete veículos-conceito bastante originais e criativos, que mesclam acessórios da marca e alguns equipamentos experimentais.

Jeep Shortcut(foto: Jeep/Divulgação)
Jeep Shortcut (foto: Jeep/Divulgação)

Jeep Shortcut
Inspirado no CJ-5, o mesmo Jeep produzido no Brasil entre 1957 e 1982, o conceito ganhou o apelido de “mini-Wrangler” por ter 30 centímetros a menos que o jipe. O modelo ficou bastante sóbrio, muito diferente desses jipes que mais aparentam um carro alegórico. O menor comprimento favorece o veículo em trilhas apertadas e sinuosas.

Jeep FC 150
Repleta de personalidade, trata-se da carroceria original do Jeep FC-150 (modelo fabricado entre 1956 e 1965), que era baseada no Jeep CJ-5, montada sobre o chassi de um Wrangler 2005 e calçada com pneus de 33 polegadas.

Jeep Chew Chief 715(foto: Jeep/Divulgação)
Jeep Chew Chief 715 (foto: Jeep/Divulgação)


Jeep Chew Chief 715
A cor, os pneus, a capota de lona. Este conceito evoca a aplicação militar dos modelos da Jeep. Sua principal inspiração foi o Kaiser M715. O modelo usa a base do Wrangler Unlimited e traz pneus de 40 polegadas com o mesmo desenho da banda de rodagem do Willys MB (o jipe de guerra).

Jeep Renegade Commander
O modelo teve a suspensão elevada em 5 centímetros e ganhou pneus de 29,5 polegadas. Tudo para ter mais capacidade para o fora de estrada que a versão de produção Trailhawk.

Jeep Trailcat(foto: Jeep/Divulgação)
Jeep Trailcat (foto: Jeep/Divulgação)


Jeep Trailcat
Para cumprir o que promete, “rastejar sobre pedras ou andar em alta velocidade”, este jipe traz sob o capô o motor Hellcat V8 de 717cv de potência e o chassi do Wrangler foi alongado em 30 centímetros. A carroceria é de fibra de carbono e os bancos esportivos são do Dodge Viper.

Jeep Trailstorm(foto: Jeep/Divulgação)
Jeep Trailstorm (foto: Jeep/Divulgação)

Jeep Trailstorm
Assim como o Renegade, é outro conceito pensado para dar visibilidade aos componentes do catálogo da Jeep Performance Parts. Trata-se de um Wrangler Unlimited preparado com um kit para elevar a suspensão, pneus de 37 polegadas, eixos Dana 44 e amortecedores Fox.

Jeep Comanche(foto: Jeep/Divulgação)
Jeep Comanche (foto: Jeep/Divulgação)

Jeep Comanche
É a picape do Jeep Renegade. Ela foi pensada como um veículo fora de estrada, que, por causa da caçamba, é mais versátil. A instalação do compartimento de carga exigiu aumentar a distância entre-eixos em15cm. O motor é o mesmo 2.0 a diesel de sempre. Os destaques são o teto de lona e a caçamba, com visual bastante rústico.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação