Estado de Minas MANUTENÇÃO

Sete dicas para melhorar a visibilidade do veículo na época de chuva

Na época de chuva, um dos maiores problemas enfrentados pelos motoristas é a redução da visibilidade. Por isso, é imperativo cuidar bem dos itens que garantem a boa visão


postado em 10/12/2014 10:30 / atualizado em 10/12/2014 11:47

(foto: William Starkey/geograph.org.uk)
(foto: William Starkey/geograph.org.uk)


Alguns cuidados simples com itens como palhetas e reservatório do limpador, para-brisa, faróis e ar-condicionado podem aumentar consideravelmente a visibilidade e o nível de segurança no período chuvoso.

1. PARA-BRISA Geralmente, ele acumula sujeira, insetos e outros obstáculos visuais. Por isso, é fundamental mantê-lo limpo. E existem produtos específicos para isso, que são encontrados em lojas e concessionários. Antes de escolher determinada marca, peça a opinião de especialistas e de pessoas que já usaram, lembrando que os melhores são aqueles que deixam o vidro mais transparente, sem resíduos e sem embaçamentos. Produtos com borrifador facilitam a aplicação. Use um pano ou uma flanela bem limpos para espalhar o líquido.


2. É BATATA! Se você não tem um produto específico para a limpeza do para-brisa em casa e está precisando deixá-lo limpo, por exemplo, para viajar, uma dica é cortar uma batata ao meio e depois deslizá-la por toda a extensão do vidro por dentro e por fora. Isso fará com que a limpeza seja mantida e evitará o embaçamento. Não se preocupe, pois a batata não risca o vidro.

(foto: Chevrolet/Divulgação)
(foto: Chevrolet/Divulgação)


3. AR-CONDICIONADO É a melhor solução para desembaçar os vidros em dias de chuva. Por isso, cuide bem do sistema, mantendo-o em perfeito estado.

4. CASEIRAS Para quem não tem ar-condicionado no carro, existem algumas soluções caseiras que podem ajudar, ainda que por pouco tempo. Passar uma barra de sabão neutro sobre o vidro, deixando uma camada bem grossa, secando com pano absorvente em seguida, vai evitar o embaçamento. Isso também não risca o vidro. Outra alternativa é misturar água e vinagre em um recipiente (na proporção 50%/50%) e espalhá-la pelo vidro com uma tolha de papel. Depois, seque.

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


5. A LUZ DOS OLHOS Os faróis devem estar sempre regulados e funcionando de forma perfeita (sem luzes queimadas, lentes quebradas etc.), seja com chuva ou sol. Quando começar a chover, deve-se acender logo os faróis baixos, mesmo durante o dia. Para aumentar a segurança, ao parar em um posto limpe faróis e lanternas traseiras, pois a sujeira reduz de forma significativa a capacidade de iluminação, além de alterar a trajetória dos fachos. Cuide das lanternas traseiras e nunca acenda a luz de neblina sem estar sob nevoeiro. Essa luz ofusca muito o motorista do carro de trás quando não há neblina.

6. QUEM VARRE De nada adianta para uma boa visibilidade usar produtos específicos para limpar o para-brisa se as palhetas do limpador e do vidro traseiro não estiverem em bom estado. Elas devem ser trocadas quando trepidam e não efetuam a varredura corretamente, principalmente devido ao ressecamento da borracha. A substituição é simples e pode ser feita com uma chave de fenda pequena. Se as palhetas dos limpadores estiverem sujas, limpe-as com álcool, sem deixar cair na pintura (coloque um plástico por baixo). Uma dica importante: depois da troca ou limpeza, lembre-se que o ângulo do limpador também é importante e, por isso, ajuste o braço dele para cerca de 70 graus em relação à vertical para garantir varredura eficiente.

(foto: Honda/Divulgação)
(foto: Honda/Divulgação)


7. RESERVA Crie o hábito de conferir sempre o reservatório do limpador do para-brisa e do vidro traseiro, que geralmente fica no compartimento do motor. Mas o motorista deve abastecê-lo com produtos específicos para esse tipo de limpeza. Cuidado! A mistura de água com detergente de cozinha pode manchar a pintura do carro e atacar a borracha da palheta.

ATENÇÃO COM O JORNAL:
Muitos recomendam o uso de jornal embebido em álcool para limpar os vidros do carro. Mas especialistas alegam que ele pode deixar manchas de tinta ou resíduos de papel espalhados pela superfície.

(foto: Reprodução/Wikipedia)
(foto: Reprodução/Wikipedia)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação