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Salão do Automóvel de São Paulo 2014 trouxe lançamentos inesquecíveis

Maior evento da América Latina Salão do Automóvel de São Paulo 2014 surpreende pelo conjunto da obra com novidades de fôlego no mercado brasileiro


postado em 10/11/2014 13:19

Honda HR-V é um dos utilitários compactos que serão produzidos no país no ano que vem(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Honda HR-V é um dos utilitários compactos que serão produzidos no país no ano que vem (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)


O Salão do Automóvel de São Paulo, que terminou nesse domingo, surpreendeu pelo conjunto da obra. São vários lançamentos, nacionais e importados, mas com diferentes graus de importância, que somados tornam esta edição uma das melhores da história. A rigor, um modelo se destacou por significar a reestreia de uma marca tradicional, que já produziu no Nordeste brasileiro há mais de cinco décadas, e volta para a mesma região com um fábrica muito maior. O Jeep Renegade é a nova referência entre os utilitários esporte compactos pela ampla gama prometida, que inclui câmbio automático de nove marchas, motor a diesel, assistente de estacionamento e teto solar removível.

Esse segmento, no entanto, teve muitas outras novidades. Honda HR-V e Peugeot 2008, embora sem aptidões fora de estrada como o produto da Fiat Chrysler, foram expostos prontos para a produção, no caso dos três ao longo de 2015. A Nissan avançou com seu SUV também para o mesmo público, o Kicks (nome provisório), que surgiu no Anhembi com estilo arrojado e bem próximo ao definitivo, provavelmente para o fim de 2015. Chamou tanto a atenção que o sedã Versa, levemente reestilizado e agora já na linha de montagem, ficou em plano secundário. Até as marchas chinesas Chery e JAC não deixaram passar a oportunidade com o Tiggo 5 e o T5, respectivamente. A Suzuki surpreendeu graças
ao novo S.Cross.

A confirmação da fabricação aqui do SUV médio-compacto Land Rover Discovery, como primeiro produto da marca inglesa, já era esperada. Ao seu lado no mesmo estande, o elegante sedã médio-grande Jaguar XE, ainda com direção do lado direito, é um bom indicativo de que também está nos planos das instalações de Itatiaia (RJ) em 2016.

Interessante as diferentes estratégias da Renault e da Fiat em relação às suas novas picapes. Enquanto a Duster Oroch aparecia em lugar de destaque, com estilo e nome definido, como a primeira compacta de cabine dupla e quatro portas no mercado, a Fiat decidiu disfarçar bastante sua inédita picape média. Na realidade, ambas ainda não disputam esse mercado e, portanto, poderiam se exibir de forma mais aberta. Entretanto, a marca italiana exagerou no disfarce e no conflito de proporções, apesar de rumores apontarem para sua estreia no segundo semestre do próximo ano até antes da Oroch.

Pseudoaventureiros continuam a surgir, a exemplo do cross up!, Spin Activ, Sandero Stepway e Saveiro Cross cabine dupla.

Já a Hyundai deu boas indicações de como evoluirá o estilo do HB20 por meio do conceitual R-Spec (SUV compacto, aliás, também nos planos para 2016) e reintroduzirá o Veloster, agora com motor adequado 1.6 turbo/204cv. Discretamente, a Citroën exibiu no C4 Lounge o primeiro turbo flex (173cv/etanol) de uma marca de alta produção, antes disponível apenas no BMW Série 3.

Entre os importados, vários lançamentos do recente Salão de Paris já valem a visita ao de São Paulo: Mercedes-AMG GT, BMW i8, Porsche 918 Spyder, Audi Off Road Concept, Lexus NX, Honda NSX, Nissan GT-R e Toyota FCV (primeiro elétrico de série a usar pilha a hidrogênio), além de carros bonitos, embora de venda limitada, como as peruas Classe C e Golf. As duas americanas têm o Ford Mustang (importação é certa) e o Corvette Stingray (ainda em avaliação).

Roda Viva

RUMORES
dão conta de que recentes quedas de vendas e dificuldades financeiras crescentes de quase todos os fabricantes (também chamado de “Prejuízo Brasil”) levariam a possível pedido de revisão das metas de diminuição de consumo de combustível do Inovar-Auto, previstas para 2017. Anfavea nega qualquer mudança.

FATO é que, em momento econômico ruim, a indústria terá de desembolsar muito. Fala-se que o governo federal prepara para meados de 2015 decreto para dar preferência em suas compras para veículos com melhor etiqueta de consumo (A ou B). Trata-se de outro desafio, pois até agora o programa de etiquetagem é voluntário. Governo recuará?

HYUNDAI Grand Santa Fe, um dos poucos SUVs para sete passageiros, entrega o que promete. Espaço interno generoso, motor V6/270cv/32,4kgfm silencioso e adequado ao peso do veículo, desempenho razoável em uso leve fora de estrada graças a um sistema moderno 4x4, vários comandos elétricos (até do freio de estacionamento). Suspensão poderia ser mais firme.

FENABRAVE
, banco estatal Caixa e seu associado PAN assinaram acordo, semana passada, para apoiar as vendas de fim de ano das concessionárias. Serão praticadas taxas de juros mais baixas, pagamento inicial depois do carnaval e financiamentos de natureza emergencial às empresas. Sem dúvida ajuda, mas as condições econômicas ainda precisam melhorar muito.

PESQUISA da Fundación Mapfre, ligada à seguradora, indicou que itens de segurança estão em terceiro lugar na ordem de preferência dos comparadores de carro no Brasil. Motivo principal é o preço e depois a marca. Amostragem foi pequena – 300 consumidores – e não deixa de surpreender. Afinal, quando opcionais, aqueles equipamentos não costumam estar entre as prioridades.

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