Estado de Minas

De carona na feira especial

Concessionárias aproveitam evento no Parque Municipal para expor modelos adaptados a portadores de necessidades especiais. Automax mostra o Fiat Doblò com teto alto


postado em 24/09/2011 11:30 / atualizado em 26/09/2011 18:57

Homologado para táxis pela BHTrans, em agosto de 2009, o Doblò adaptado para cadeirantes finalmente deve ganhar impulso em Belo Horizonte não só como opção para taxistas, mas também para pessoa física que usa o carro para transportar cadeirantes. O primeiro veículo saído de fábrica com a adaptação será apresentado pela concessionária Fiat Automax, hoje e amanhã, das 9h às 17h, durante a 18ª semana da pessoa com deficiência, este ano com o tema "Sinal verde para a inclusão - A hora é agora", no Parque Municipal, em frente ao Teatro Francisco Nunes.

O veículo é adaptado para que o cadeirante possa ser transportado dentro da própria cadeira, que entra no veículo, eletricamente, por meio de uma rampa na parte traseira. A cadeira, presa a cinto de segurança especial, ocupa o lugar de dois bancos traseiros (que são rebatidos, mas voltam à posição original quando desejado) e fica na lateral para uso de um acompanhante. Outra mudança importante é a elevação do teto (no caso de adaptação feita por empresa especializada como as representantes da Cavenaghi) ou a troca do teto convencional e portas pelas peças originais da Turquia, um dos países onde é comercializado o Doblò Teto Alto. E essa é a situação do modelo apresentado hoje e amanhã, que já pode ser adquirido pronto, diretamente da Fiat, que, em parceria com a empresa Technobras, entrega o carro pronto ao cliente. "Tanto taxistas como familiares de portadores de necessidades especiais, que também têm isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para transportar o cadeirante, poderão comprar o carro direto da fábrica e industrializado pela Technobras. Mas permanece a opção de adquirir o Doblò sem adaptação e depois encomendar as alterações", explica Geraldo Amaral, do departamento de venda direta da Automax.
(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)


O modelo é adaptado pela Fiat/Technobras em cima da versão 1.8 Adventure e já pode ser encomendado nas concessionárias, no sistema de venda direta. Para taxistas, com isenção de IPI e ICMS, o carro sai a R$ 79.528,80. Para portadores de necessidades especiais (ainda sem levar em conta a isenção de IPI, mas somente com o desconto dado pela Fiat), custa R$ 111.490,20.

Além da Automax, participam do evento as concessionárias Fiat Strada, que expõe um Palio Weekend 1.8 com câmbio automatizado dualogic; Citroën Chamonix, com um C3 Picasso automático; Toyota Rodobens, um Corolla GLi 1.8 automático.


A empresa de adaptações Cavenaghi está representada pela distribuidora Pinguim, mostrando as seguintes adaptações: acelerador e freio manuais, embreagem semiautomática e pomo giratório no volante. Já a Hélio Adaptações, que representa a marca Guidosimplex, empresa à qual pertence a Technobras, leva um Fiat Palio com acelerador e freio manuais, inversão de pedais, central de comando elétrica (por botões), com seta, faróis, buzina, pisca-alerta, limpador de para-brisa. Entrada franca.

  • Tags
  • #
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação