Estado de Minas ANIVERSÁRIO

BMW Série 3 completa 40 anos de mercado mundial

Linha chega à sua sexta geração com mais diversidade do que nunca. Lançada em 1975, é um dos veículos mais vendidos da categoria premium. No Brasil, é vendido oficialmente desde a década de 90


postado em 21/05/2015 08:40 / atualizado em 21/05/2015 10:00

Primeira geração do BMW Série 3(foto: BMW/divulgação )
Primeira geração do BMW Série 3 (foto: BMW/divulgação )


Quando apresentou o Série 3, em 1975, a BMW não imaginava, mas entregava ao mundo um dos veículos premium mais vendidos da história. A linha entrava em campo para substituir o icônico BMW 02, com proposta esportiva, tecnologia instigante para a época e COM bom rendimento.

Em 1977, o sedã médio se tornaria o primeiro carro da categoria a contar com motores de seis cilindros, que seriam acompanhados por inovações futuras, como os sistemas de gerenciamento do propulsor, diminuição do peso (graças ao uso de alumínio e magnésio) e os motores a diesel ultra esportivos. Agora, o Série 3 comemora seus 40 anos na sexta geração como uma linha bastante diversificada.

Logo em sua segunda geração, a BMW Série 3 lançou uma versão de série com quatro portas, acompanhada pelos conversíveis M3. Na terceira, foi a vez de o Coupé encantar o mercado, junto ao Compact. Na sexta, duas linhas de modelos deram origem ao BMW Série 3 Gran Turismo, que divide o portfólio da marca com modelos de médio porte como o BMW Série 4 Coupé, BMW Série 4 Conversível e BMW Série 4 Gran Coupé. Apesar das inovações, foram mantidas marcas da linha como os faróis duplos circulares, as grades tipo “rins”, as linhas dinâmicas das laterais do carro e o desenho forte das extremidades traseiras.

Versão 2016 da linha (foto: BMW/divulgação )
Versão 2016 da linha (foto: BMW/divulgação )


É curioso lembrar que, no ano de 1985, o BMW Série 3 foi o primeiro carro da montadora alemã dividir a potência na estrada entre suas quatro rodas. Atualmente, o sedã da gama é o único que oferece sistema inteligente de tração nas quatro rodas xDrive combinado a sete tipos de motor. O espírito destemido levou a linha a vencer a série de corridas German Touring Car Masters (DTM) em 2014.

 

E por falar em Série 3... Veja a BMW 330i M Sport da Polícia Militar de Santa Catarina:

PM exibe viatura BMW 335i em Santa Catarina(foto: PMSC/Divulgação)
PM exibe viatura BMW 335i em Santa Catarina (foto: PMSC/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação