Estado de Minas LANÇAMENTO

JAC T6 chega para desafiar SUVs compactos a partir de R$ 69,9 mil

Modelo médio tem farta lista de equipamentos e motor 2.0 16V na medida. Rede restrita e baixa confiança do mercado são problemas


postado em 16/04/2015 15:15 / atualizado em 16/04/2015 15:41

(foto: Leo Sposito/JAC Motors/Divulgação)
(foto: Leo Sposito/JAC Motors/Divulgação)

 

São Paulo (SP) - No ritmo do crescimento do mercado de SUVs, dominado no Brasil por modelos compactos, a chinesa JAC Motors inicia a importação do médio T6. Desenhado no centro de design da marca em Turim, Itália, com linhas um tanto parecidas às do Hyundai ix35, o novo modelo agrada pela boa lista de equipamentos, excelente espaço interno para quem viaja atrás e desempenho do motor 2.0 16V na medida para os 1.505kg de peso. Esbarra, porém, na baixa confiabilidade do mercado com produtos na China e a rede de concessionários, que encolheu de 50 no início das operações (chegou a 65) para atuais 35 no Brasil.

VEJA MAIS FOTOS DO T6!

O destaque fica por conta do kit multimídia que oferece pela primeira vez no país o mirror link (traduzindo, conexão espelho), recurso que permite operar as funcionalidades do celular diretamente na tela sensível ao toque de sete polegadas instalada no centro do painel. O espelhamento funciona apenas para aparelhos com sistema Android, sendo necessário, no caso do sistema Ios (da Apple) controlar tudo no próprio celular conectado ao painel. A flexibilidade permite operar aplicativos como o Waze (que monitora o trânsito em tempo real) ou até mesmo acessar a rede social Facebook do carro.

(foto: Leo Sposito/JAC Motors/Divulgação)
(foto: Leo Sposito/JAC Motors/Divulgação)


Ao desenvolver o novo modelo, a JAC conseguiu um SUV de porte e imponência que passa despercebido como representante de marcas de luxo. São 4,47m de comprimento, 1,84 de largura e 2,64m de distância entreeixos, ante 4,41m, 1,82m e os mesmos 2,64m, respectivamente, do ix35. O design é atual com pitada de esportividade, apesar da grande semelhança com o Hyundai, quando visto de perfil. A frente conta com ampla grade no para-choque e faróis com projetor, acendimento automático e regulagem elétrica. Na traseira, lanternas e recorte da tampa que remetem à linha Audi. Segundo o presidente da JAC Motors no Brasil, o empresário Sérgio Habib, trata-se da quarta geração de modelos desenvolvidos pela JAC desde que a marca passou a desenvolver automóveis.

(foto: Leo Sposito/JAC Motors/Divulgação)
(foto: Leo Sposito/JAC Motors/Divulgação)


O interior é igualmente refinado, com boa qualidade de construção e acabamento. A exceção fica por conta do plástico duro no painel e nas portas, a ausência de regulagem de altura do volante e os três encostos de cabeça do banco traseiro, não rebatíveis. Sentar atrás, aliás, é outro ponto alto do T6: há espaço para as pernas em excesso no banco traseiro, podendo três adultos viajar com relativo conforto. Apesar da base alta, o porta-malas oferece bons 610l. Ar-condicionado digital, direção com assistência elétrica, alarme, rádio CD MP3, sensor de estacionamento traseiro e volante multifuncional são equipamentos de série. As rodas são de liga leve aro 17. No segundo patamar de preços, o Pack 1 adiciona barras longitudinais no teto, retrovisores pintados na cor da carroceria, maçanetas cromadas, frisos laterais cromados e retrovisores externos com rebatimento elétrico. O Pack 2 traz ainda câmera de ré e o kit multimídia com mirror link. Retrovisores com rebatimento elétrico e protetor de cárter são os únicos opcionais.

(foto: Leo Sposito/JAC Motors/Divulgação)
(foto: Leo Sposito/JAC Motors/Divulgação)


O sistema flex desenvolvido pela JAC dispensa tanquinho de gasolina para partida a frio. O câmbio manual ainda necessita melhorar, pois os engates são imprecisos e exigem costume do motorista. Não há previsão de câmbio automático no Brasil, embora a opção exista na China. Habib também descarta a tração 4x4 pelo custo, preço, consumo e a baixa demanda local. A suspensão, em solo urbano e esburacado, incomodou por ser macia demais e transmitir as irregularidades do piso aos ocupantes.

VEJA MAIS FOTOS DO T6!

A JAC afirma ter rodado quase 1 milhão de quilômetros por todo tipo de terreno em estradas brasileiras antes de chegar ao acerto final de carga de molas e amortecedores. Com o novo modelo, a meta da marca é conquistar 1% do mercado de SUVs no Brasil: 3.600 unidades até o fim do ano.

Mirror link permite operar as funcionalidades do celular diretamente na tela sensível ao toque (foto: Leo Sposito/JAC Motors/Divulgação)
Mirror link permite operar as funcionalidades do celular diretamente na tela sensível ao toque (foto: Leo Sposito/JAC Motors/Divulgação)


* O jornalista viajou a convite da JAC



PREÇOS

» JAC T6 - R$ 69.990
» JAC T6 Pack 1 - R$ 71.990
» JAC T6 Pack 2 - R$ 75.670

DADOS TÉCNICOS

» Motor – de quatro cilindros em linha, 1.997cm3, 16 válvulas com potências de 160cv (gasolina) e 155cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 20kgfm (g) e 20,6kgfm(e) a 3.500rpm
» Transmissão – tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
» Aceleração até 100km/h – 12,2s
» Velocidade máxima – 186km/h
» Suspensão/pneu – dianteira do tipo McPherson; traseira, independente tipo Multilink/ 225/60 R17
» Porta-malas (litros) – 610
» Dimensões (metros) – comprimento, 4,47; largura, 1,84; altura, 1,67 e entre-eixos 2,64
» Consumo (km/l) – não divulgado

(foto: Leo Sposito/JAC Motors/Divulgação)
(foto: Leo Sposito/JAC Motors/Divulgação)


VEJA MAIS FOTOS DO T6!

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação