Estado de Minas

Governo adia uso obrigatório do extintor ABC para julho

Nova resolução amplia prazo em 90 dias; agora, item só será obrigatório em julho. Exigência estava prevista desde 2009


postado em 26/03/2015 13:30 / atualizado em 26/03/2015 13:39

Extintor do tipo ABC é mais eficiente na contenção de incêndios(foto: Paulo Paiva/DP/DA Press)
Extintor do tipo ABC é mais eficiente na contenção de incêndios (foto: Paulo Paiva/DP/DA Press)

A obrigatoriedade do uso do extintor veicular do tipo ABC foi adiada mais uma vez. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) prorrogou o prazo de início da fiscalização para 1º de julho, data a partir da qual a falta do item irá acarretar multa. O motivo, de acordo com o Ministério das Cidades, é que o extintor ainda está em falta nas lojas.


O primeiro prazo estipulado pelo Denatran era 1º de janeiro. Depois, foi ampliado para 1º de abril. Agora, a expectativa é que passe a valer seis meses após a primeira previsão. Uma vez que a resolução entre em vigor, os motoristas que não possuírem o equipamento serão multados em cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e R$ 127,69.

 

Vale lembrar que o extintor ABC já vem de fábrica em carros a partir de 2009. Em carros fabricados de 2004 a 2009, é preciso verificar se o extintor é do tipo ABC ou BC.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação