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Mercedes-Benz lança segunda geração do sistema Fleet Board

Além do gerenciamento de frota, sistema vem com pacote de segurança


postado em 30/01/2015 14:00 / atualizado em 30/01/2015 14:24

Sistema monitora, remotamente, a rota do veículo e qualquer imprevisto que ocorra no caminho (foto: Estudio Malagrine/Divulgacao)
Sistema monitora, remotamente, a rota do veículo e qualquer imprevisto que ocorra no caminho (foto: Estudio Malagrine/Divulgacao)

Campinas - Se antes a pedida era gerenciar a frota com objetivo de reduzir os custos operacionais, a Mercedes-Benz apresentou a nova geração do sistema Fleet Board, que agora incorpora a questão da segurança para o veículo e a carga, uma boa medida para quem precisa circular pelas estradas brasileiras. O sistema é integrado ao caminhão e pode ser inserido em toda a linha da montadora. A nova geração do Fleet Board, com gestão de frota mais o pacote de segurança, começa a ser comercializada em março com quatro opções de planos, que partem de R$ 99.

O Fleet Board foi implementado no Brasil em 2010 e mais de três mil caminhões da Mercedes já rodam com o sistema - no mundo são mais de 100 mil veículos. "Com o gerenciamento da frota, foi possível reduzir 15% no custo operacional e, em média, 10% nas emissões de CO2 porque conseguiu diminuir o consumo", disse André Weizs, gerente sênior do Fleet Board Brasil.

 

A questão é que o sistema monitora os motoristas e consegue avaliar, através de relatórios, onde eles estão bem e onde precisam melhorar. Desta forma, existe um constante treinamento e reciclagem e, além de melhorar o desempenho do consumo, reduz o risco de acidentes.

 

Agora os motoristas também vão poder circular com mais segurança. Muito se ouve falar em assaltos e roubos de cargas nas estradas brasileiras, e a nova geração do Fleet Board pretende evitar este tipo de problema. Será possível gerenciar, remotamente, a rota do veículo e também qualquer imprevisto que ocorra no caminho, como uma parada não programada, a abertura do baú em locais não indicados e a mudança de rota, por exemplo.

Tudo é feito de forma simples no computador, mas depende da rede de telefonia móvel para enviar as mensagens (foto: Estudio Malagrine/Divulgacao)
Tudo é feito de forma simples no computador, mas depende da rede de telefonia móvel para enviar as mensagens (foto: Estudio Malagrine/Divulgacao)


Nestes casos, é possível acionar o bloqueio do caminhão. Com o Fleet Board, ele não para completamente, continua se movimentando a 10 km/h para que o motorista possa, se preciso, se locomover até um local seguro. Mas a partir do momento que desliga o motor, ele não será mais acionado até o desbloqueio. É tudo bem simples, monitorado através do sistema na tela do computador. A única preocupação é depender da rede de teleofnia móvel para que as mensagens cheguem. Aí o motorista tem que torcer para estar numa área que a rede funcione para indicar remotamente qualquer problema no percurso.

* Viajou a convite da Mercedes

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