Estado de Minas

Quem é econômico e quem é beberrão? Confira a lista

Inmetro divulga lista de consumo veicular de 2015 e revela quais carros são amigos do bolso e do meio ambiente e os que andam na contra-mão


postado em 23/01/2015 15:00 / atualizado em 23/01/2015 15:14

Para muita gente, o consumo de combustível é fator fundamental na hora de comprar um carro, afinal de contas, está diretamente ligado ao bolso - principalmente com essas altas no valor do combustível. Tanto que não é raro ouvir de quem pretende colocar um veículo novo na garagem a pergunta “quanto ele roda com um litro de combustível?”. Outra questão que pesa é a da preservação do meio ambiente. Quanto menos consumo, menor é a emissão de poluentes. Para quem se importa com esses dois fatores, atenção. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou o ranking de consumo de 2015, conhecido como Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Foram analisadas 36 marcas e 583 modelos e versões, divididos em suas categorias. Confira uma lista com os principais automóveis, com foco mais nas versões iniciais, que se saíram bem em suas categorias e os que não tiveram um desempenho tão positivo assim.

 

 

 

Subcompactos

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)
 

Volkswagen up!(foto: Volkswagen/Divulgação)
Volkswagen up! (foto: Volkswagen/Divulgação)
 

Destaque para o Volkswagen up!, que recebeu nota máxima em todas as nove versões testadas, tanto no comparativo de sua categoria como do absoluto geral, entre todos os modelos analisados. Outro que recebeu a mesma avaliação foi o Renault Clio em suas quatro versões.

 

Compactos

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)
 

Nissan New March(foto: Nissan/Divulgação)
Nissan New March (foto: Nissan/Divulgação)
 

O reinado nesta categoria superpovoada de estrelas é do Nissan New March, que ganhou nota máxima aqui e no geral nas 11 versões. Mas outros modelos também se saíram bem na categoria, como o queridinho Honda Fit, o novato Ford KA, entre outros. O Volkswagen Gol recebeu A em cinco versões, B em sete e C e D em outra.

 

Médios

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

Honda City(foto: Honda/Divulgação)
Honda City (foto: Honda/Divulgação)
 

Mais uma vez a Nissan caprichou e levou nota A na categoria e no geral em todas as 13 versões do New Versa. O Honda City e o Toyota Etios repetiram o feito. O Renault Novo Logan vai de A a D dependendo da versão e o HBS fica entre A e B.

 

Grande

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

Toyota Corolla(foto: Toyota/Divulgação)
Toyota Corolla (foto: Toyota/Divulgação)

 Rivais no segmento, Toyota Corolla e Honda Civic também disputam aqui quem é o mais eficiente. E quem leva a melhor é o Corolla, que levou A na categoria nas quatro versões. Já o Civic recebeu A em duas versões, B em outras duas e D na última. O Nissan Novo Sentra também recebeu nota A na categoria nas 10 versões.

 

Extra grande

Nissan Altima(foto: Nissan/Divulgação)
Nissan Altima (foto: Nissan/Divulgação)

 Numa categoria com pouco destaque positivo, com carros grandes e motores maiores, a Nissan mais uma se destaca com A na categoria nas quatro versões do Altima. O Volvo S60 recebeu sete notas C e oito notas E na categoria. Já o Fusion só ganhou A na versão Hybrid. Nas outras três levou apenas C.

 

Utilitário esportivo compacto

Ford EcoSport(foto: Ford/Divulgação)
Ford EcoSport (foto: Ford/Divulgação)
 

 Deixamos de lado as versões aventureiras dos compactos, os conhecidos como Cross, e focamos nos compactos mais robustos. Ford EcoSport e Renault Duster não são concorrentes diretos porque o segundo ficou entre os SUVs grandes. Assim, o Eco ficou em destaque, com apenas um B na categoria e sete A.

 

Utilitário esportivo

Renault Duster(foto: Renault/Divulgação)
Renault Duster (foto: Renault/Divulgação)

  Aqui, Renault Duster e Toyota RAV 4 se deram melhor. Cada um levou quatro notas A na categoria nas quatro versões analisadas.

 

Fora de estrada

Range Rover Evoque(foto: Range Rover/Divulgação)
Range Rover Evoque (foto: Range Rover/Divulgação)

 O Evoque, com seu perfil urbano que gosta de uma aventura, recebeu A na categoria em todas as nove versões testadas. Aqui, Duster e EcoSport voltam a figurar em suas versões 4x4 e os dois receberam nota A.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação