Estado de Minas PROGRAMA DE ETIQUETAGEM

Inmetro divulga tabela de consumo dos veículos no Brasil

Boletim de 2015 avaliou 583 modelos de 36 montadoras disponíveis no mercado brasileiro. Saiba quais são os veículos mais econômicos... e os beberrões!


postado em 22/01/2015 10:30 / atualizado em 22/01/2015 12:11

Fusion continua sendo o carro mais eficiente do mercado brasileiro (foto: Ford/divulgação )
Fusion continua sendo o carro mais eficiente do mercado brasileiro (foto: Ford/divulgação )


O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) divulgou sua tabela classificação dos carros quanto ao consumo urbano e rodoviário e a emissão de poluentes referente ao ano de 2015. O boletim classificou 583 modelos brasileiros de 36 montadoras, comparando-lhes com outros carros de sua categoria (comparação relativa na categoria) e com todos os outros veículos avaliados (comparação absoluta geral). As notas vão de A (menor consumo) à E (maior consumo) e poderão aparecer numa etiqueta nos carros, caso as montadoras autorizem.

Confira a galeria de fotos de alguns do veículos que conquistaram classificação AA!


Volkswagen Up! e Renault Clio se destacaram como alguns dos veículos mais verdes do mercado tupiniquim. Ambos os sub-compactos obtiveram classificação AA e selo Conpet de Eficiência Energética em todas as suas versões. O up! tem média combinada (urbano+rodoviário) de 9,6 km/l com etanol e 14 km/l com gasolina. Já o Clio conseguiu 9,3 km/l e 13,6 km/l.

O Inmetro não concedeu classificação AA para nenhum veículo classificado como Grande, Utilitário Esportivo Compacto, Utilitário Esportivo Grande, Fora de Estrada, Minivan, Comercial, Carga Derivado e Esportivo. Os esportivos, aliás, não causaram surpresa ao receberem as piores notas.

Volkswagen up! e Renault Clio lideram entre os subcomapctos(foto: Volkswagen/Renault - Divugação)
Volkswagen up! e Renault Clio lideram entre os subcomapctos (foto: Volkswagen/Renault - Divugação)


Para se ter uma ideia do que isso representa, um carro subcompacto classificado como “A”, que é um dos segmentos mais comercializados no Brasil, faz em média 14,9 km com um litro de gasolina na estrada e 12,2 na cidade, contra 10,9 km e 9,6 km respectivamente para um subcompacto classificado como ‘E’. Num percurso diário de 40 km, quem opta por um veículo classe ‘A’ pode ter uma economia superior a R$ 957,00 no período de um ano. Em cinco anos, o valor fica superior a R$ 4,8 mil, o que representa de 10% a 15% do valor do próprio veículo.

CLIQUE PARA VER A TABELA COMPLETA!

Ainda segundo a tabela, o Ford Fusion Hybrid, movido pela parceria entre o motor 2.0 a gasolina 16V e outro elétrico, continua sendo o modelo mais eficiente do mercado, capaz de fazer 16,6 km/ na cidade e 15,9 km/l na estrada.


Tabela distribui notas de A à E para desempenho dos carros no exame(foto: Inmetro/reprodução )
Tabela distribui notas de A à E para desempenho dos carros no exame (foto: Inmetro/reprodução )

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação