Estado de Minas

Projeto de novo câmbio automático CVT rende prêmio a jovens brasileiros

Transmissão automática compacta e de baixo custo conta com um sistema de controle eletrônico extremamente robusto para otimizar o desempenho e a eficiência energética


postado em 16/12/2014 08:30

Projeto pode ser aplicado em novos câmbios CVT no mercado (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Projeto pode ser aplicado em novos câmbios CVT no mercado (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


A reinvenção do câmbio automático de veículos, por meio de um protótipo de CVT (sigla em inglês para transmissão continuamente variável), rendeu a dois brasileiros o prêmio de inovação em concurso realizado por empresa francesa do setor automotivo. Para participar do 1º Valeo Innovation Challenge, cuja proposta é apresentar soluções arrojadas para automóveis do futuro, Alexandre Marques Bemquerer, estudante de engenharia mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Ana Carla de Sá Campos, pós-graduanda em perícia, auditoria e análise ambiental no Centro Universitário UNA, construíram um protótipo do invento, que está sendo aprimorado para testes.

“O projeto é mantido em sigilo enquanto registramos a patente. Assim que for concluída, temos interesse em apresentá-lo para montadoras e fabricantes”, diz Bemquerer. Segundo ele, o projeto tem forte apelo econômico. “Nossa estimativa é que essa CVT chegue ao mercado a um preço equivalente ao de um câmbio manual atual. As vantagens para o veículo são inúmeras. A primeira delas é que se trata de uma transmissão automática compacta e de baixo custo. Ela também conta com um sistema de controle eletrônico extremamente robusto, que comanda a transmissão, o motor e a embreagem do veículo, conseguindo otimizar o desempenho e a eficiência energética”, destaca.

No concurso em Paris, a dupla recebeu 100 mil euros como prêmio, depois de superar competidores de mais de 50 países. “A solução que desenvolvemos é totalmente inédita e extremamente promissora. Ela abre possibilidades para melhorias em diversos outros sistemas.” O desenvolvimento do projeto, segundo o estudante, começou por acaso, em uma aula sobre CVTs. “Para exercitar minha mente, resolvi tentar criar um modelo de CVT, enquanto assistia à aula. Já tinha algum conhecimento prévio sobre o assunto e comecei mapeando as limitações dos modelos existentes. Depois de esboçar, por algum tempo, algumas possibilidades, identifiquei uma solução plausível. Continuei trabalhando durante as férias, até que cheguei a um resultado satisfatório.”

Alexandre Bemquerer, coautor do projeto, exibe o prêmio recebido em Paris(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Alexandre Bemquerer, coautor do projeto, exibe o prêmio recebido em Paris (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)


A nova CVT tem uma faixa de operação muito maior do que a de qualquer modelo existente. Com isso, permite a otimização do uso do motor, melhorando a eficiência energética e reduzindo emissões. Ela contém, ainda, sistemas de monitoramento de potência que reduzem o desperdício de combustível. “A próxima etapa é fazer estudos sobre o novo conceito, para gerar dados de referência que possam ser utilizados no desenvolvimento de produtos e, em seguida, fabricar e testar protótipos para validar os dados coletados. Essa etapa do trabalho vai requerer ainda bastante trabalho e desenvolvimento. Só depois partiremos para o desenvolvimento de produtos.”

Nascida em Salvador, Ana Carla Campos formou-se tecnóloga em gestão de qualidades na Faculdade Novos Horizontes e, atualmente, faz pós-graduação no Centro Universitário UNA. Ela pretende se especializar em consultorias na área ambiental e da construção civil. A pesquisadora conta que foi uma experiência fantástica participar do concurso. “Tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, criativas e cheias de humanidade. Pude conhecer, também, um pouquinho da cultura de outro país, ver que, apesar de todas as dificuldades, o Brasil é uma ótima nação e que, de fato, precisamos, como brasileiros, valorizar o que temos.”

(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

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