Estado de Minas

BMW i8 chega ao Brasil e aguarda o primeiro comprador em BH

Superesportivo híbrido de R$ 800 mil já está disponível para vendas. Se você faz questão de um modelo ecológico, BMW também disponibiliza o elétrico i3, que já teve uma unidade vendida na capital mineira por R$ 235 mil.


postado em 06/12/2014 07:00 / atualizado em 06/12/2014 11:54

(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Um dos modelos mais esperados da BMW em todo o mundo nos últimos anos, o superesportivo elétrico i8 já começa a ser distribuído nas concessionárias da marca no Brasil. A única revenda autorizada em Belo Horizonte, a Euroville, já recebeu sua primeira unidade e agora aguarda o primeiro comprador do modelo, que custa exatamente R$ 799.950.

 

 

Veja mais fotos dos BMW i3 e i8

 

 

Ele é a maior atração do show-room da concessionária, na Avenida Raja Gabaglia e chama a atenção de todos que passam na porta. "Essa unidade veio apenas para demonstração, mas já iniciamos as vendas", explicou a gerente geral da Euroville, Viviane Santos. Interessados pelo modelo não faltam, pelo menos ele atraiu os olhares curiosos de todos os clientes que passaram pela empresa durante a tarde desta sexta-feira (05), quando o Vrum esteve na revenda. A montadora não revelou a expectativa de venda do modelo, mas pelo valor, as unidades vendidas serão oferecidas apenas por encomendas.

Porta do i8 é leve, mas exige jeito para puxar, assim como para entrar no veículo(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Porta do i8 é leve, mas exige jeito para puxar, assim como para entrar no veículo (foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)


A mecânica do i8 só não chama mais atenção do que seu desenho futurista, com faróis full LED e carroceria que mescla duas cores diferentes, tendo o preto sempre presente no capô. Debaixo dele, um motor elétrico de 131cv. Na parte traseira, um propulsor 1.5 turbo de três cilindros, rendem outros 231 cv, somando uma potência de 362 cv e 57 kgfm de torque. Com tração integral e câmbio automático de seis velocidades, o i8 vai aos 100 km/h em 4,4 segundos, de acordo com a BMW.Tudo foi pensado para a redução do peso total do veículo, como a carroceria em fibra de carbono, deixando o i8 com uma massa de 1.485 kg.
(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)


Elétrico mais realista
Outro modelo da nova família 'i', da BMW, o i3 também já é figura fácil nas concessionárias. A revenda de BH já possui duas unidades e uma terceira, vendida por R$ 235.950, já está a caminho. Para se enquadrar no benefício que o Governo Federal oferece aos veículos híbridos, a BMW optou em trazer apenas a versão REX (Range Extender) que é equipada também por um motor à combustão interna de dois cilindros, com 34 cv, que entrega energia suficiente à bateria para que o carro se desloque 300 km. Sem esse aditivo, o motor elétrico possui autonomia de 150 km.
Assim como o i8, o i3 também tem faróis full Led(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Assim como o i8, o i3 também tem faróis full Led (foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)


O monovolume i3 pesa 1.345 kg, o mesmo de um BMW Série 1 e tem também a mesma potência do hatch: 170 cv. Com 25 kgfm de torque, ele sai na frente até mesmo do poderoso M5, com motor turbo V8. Isso é explicado pela disponibilidade integral da força do motor desde a inércia. A BMW divulga o 0 a 100 km/h do i3 em 7,2 segundos.

Em uma tomada residencial comum de 220V, são necessárias oito horas para carregar completamente as baterias, mas um acessório vendido pela BMW e que pode ser instalado na rede elétrica de qualquer casa, permite ter as baterias completamente recarregadas em três horas.
Rodas de 19 polegadas são de série na versão de entrada do i3(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Rodas de 19 polegadas são de série na versão de entrada do i3 (foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)

 

O i3 também tem o preto obrigatório no capô, teto e traseira, que tem a tampa de vidro que se mistura às lanternas com filetes de leds.

 

Como a carroceria em carbono é mais resistente, não há necessidade da coluna'B' e a porta traseira abre de forma invertida, chamada de porta suicida, o que facilita o acesso ao banco traseiro, que acomoda apenas duas pessoas, mesmo tendo o assoalho plano.

 

Um aplicativo para celular permite o proprietário acessar várias funções do veículo como o nível de carga da bateria, acender ou apagar os farois, acionar a buzina, travar e destravar o carro e até mesmo enviar rotas e destinos para o GPS do i3. O sistema de navegação tem uma funcionalidade similar ao popular aplicativo waze, que informa as melhores rotas para aquele momento.

Carregando as baterias em uma tomada comum na sua garagem, são necessárias 8 horas para a carga completa(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Carregando as baterias em uma tomada comum na sua garagem, são necessárias 8 horas para a carga completa (foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)

 

A versão de entrada (REX - R$ 225.950) vem com ar-condicionado digital, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, teto solar, GPS e rodas de liga leve de aro 19 polegadas. A versão topo de linha (REX FULL - R$ 235.950), acrescenta câmera de ré traseira, rodas de liga de 20 polegadas, bancos com revestimento total ou parcial em couro, acabamento em madeira de eucalípto no painel, piloto automático adaptativo e sistema de estacionamento automático, que executa uma baliza completa no veículo sem intervenção humana na manobra. 

Assoalho plano na frente e atrás é uma das características do i3. Revestimento de bancos e portas é feito com material compósito de garrafa pet(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Assoalho plano na frente e atrás é uma das características do i3. Revestimento de bancos e portas é feito com material compósito de garrafa pet (foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)

 

Não é difícil dirigir o i3 e em pouco tempo você se familiariza com o sistema. A partida é feita pelo botão start/stop na alavanca de câmbio, que fica na coluna de direção. Com a posição da roleta seletora em 'D', basta acelerar. O freio de estacionamento elétrico é desativado automaticamente. O único ruído é o do atrito dos pneus com o solo. 

Tampa traseira em vidro inclui as luzes de sinalização em led(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Tampa traseira em vidro inclui as luzes de sinalização em led (foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)

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