Estado de Minas 'IMPORTADOS BRASILEIROS'

Veja lista dos veículos de luxo que começam a ser fabricados no Brasil

Além da fábrica da BMW, automóveis de outras marcas premium serão produzidos no país, como Mercedes, Audi e Land Rover. Será que o preço vai baixar?


postado em 26/11/2014 09:08 / atualizado em 26/11/2014 10:16

(foto: Wander Malagrine/MB/Divulgação)
(foto: Wander Malagrine/MB/Divulgação)

 

Até meados de 2016, o Brasil terá fábricas de marcas consideradas premium, como Audi, Mercedes-Benz, Jaguar Land Rover e BMW, sendo que esta última já foi inaugurada em setembro. Mas como será que esses modelos nacionais chegarão ao mercado? Os preços serão menores do que os praticados atualmente, enquanto eles são importados de outros países? Essas novas fábricas terão todas as etapas de produção? Confira a estratégia dessas marcas para seus produtos.

 

Mercedes-Benz
Iracemápolis – SP
Inaugura em janeiro de 2016

Modelos confirmados: Classe C (foto) e GLA

Estratégia: até o momento, não se sabe muito sobre o preço final do produto, mas acredita-se que não deve ficar muito diferente dos já praticados, já que os modelos que serão fabricados no Brasil já receberam a isenção do aumento adicional do IPI. As atividades realizadas na fábrica serão montagem bruta do veículo, pintura, montagem final (sistemas elétricos, direção, freio, acabamento, etc.) e revisão final (controle de qualidade).

VEJA FOTOS DO NOVO CLASSE C!


(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)

 

Audi
São José dos Pinhais – PR
Inaugura em 2015
Modelos confirmados
: A3 Sedan (foto), Q3

Estratégia: a Audi não está prevendo redução de preços nos veículos construídos aqui, mas a manutenção dos valores atuais. Como o volume de produção não é alto (26 mil carros quando estiver operando a pleno vapor), a construção das etapas de prensa e pintura não é vantajosa, motivo pelo qual os veículos serão produzidos em CKD, ou seja, chegam desmontados e a montagem é feita aqui. A baixa escala também desfavorece o preço com os fornecedores locais. Ainda não foi fechado o índice de nacionalização dos modelos. Se, por um lado, a operação no país tem vantagens fiscais, o custo Brasil onera a operação. Porém, o próprio estudo de viabilidade não prevê a redução de preços.

VEJA FOTOS DO AUDI A3 SEDAN 

 

(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A Press)
(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A Press)

 

BMW
Araquari – SC
Inaugurada em 30 setembro

Já fabrica: Série 3 (foto) e X1
Modelos confirmados: Série 1, X3 e Mini Countryman

Estratégia: os veículos fabricados no Brasil não têm alteração de preços prevista, uma vez que a adesão da BMW ao Inovar-Auto já proporcionou uma redução no IPI dos modelos da companhia. Além disso, a empresa fez altos investimentos no país para a construção da fábrica, o que também é levado em conta na precificação dos modelos. Para estar de acordo com o Inovar-Auto, a BMW precisa atender oito de 12 processos produtivos gradualmente nos próximos 5 anos. Atualmente, a companhia atende seis deles. Em 2015, a BMW irá incorporar mais dois processos produtivos (soldagem e pintura), que complementarão os oito procedimentos exigidos. 

GALERIA DE FOTOS DO BMW 320 ACTIVE FLEX

 

(foto: Land Rover/divulgação)
(foto: Land Rover/divulgação)


Jaguar Land Rover
Itatiaia – RJ
Inaugura em 2016
Modelo confirmado:
Discovery Sport (foto)
Praticamente certo: Jaguar XE

Por uma questão estratégica, a marca não divulga como pretende operar a fábrica brasileira. De qualquer forma, a Jaguar Land Rover confirmou que o preço do Discovery Sport nacional será o mesmo do importado, que virá em 2015 sem os 30 pontos adicionais de IPI. O modelo deixa de pagar os 35% de importação, mas terá custos de produção. Serão fabricadas 24 mil unidades por ano, que é a capacidade máxima. A pedra fundamental será em 2 de dezembro, e vai gerar 400 empregos diretos e mil indiretos na rede de fornecedores.

IMAGENS DO LAND ROVER DISCOVERY SPORT!

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação