Estado de Minas SÃO PAULO

Salão do Automóvel abre as portas com novidades no mercado brasileiro

De olho na tendência do mercado, várias marcas apresentam SUVs no Salão do Automóvel de São Paulo. Montadoras premium investem alto no Brasil com lançamentos de luxo


postado em 30/10/2014 12:00 / atualizado em 30/10/2014 12:26

(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

O maior evento automotivo da América Latina, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que ocorre a cada dois anos, chega à sua 28ª edição e abre as portas ao público nesta quinta-feira às 14h, terminando em 9 de novembro. Várias marcadas anunciam lançamentos e novidades que chegam em breve no mercado brasileiro.

Veja fotos dos destaques do Salão do Automóvel

Esta 28ª edição do Salão segue a tendência do mercado brasileiro e várias marcas apresentam SUVs. Entre os mais aguardados, debutam em São Paulo Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008. Isso sem contar com os chineses da JAC, Lifan e Chery, que prometem invadir o segmento.

Já a aposta da Renault é entrar no segmento de picapes. A empresa mostra no salão um modelo que ainda considera "protótipo", chamado de Duster Oroch, mas que em breve deverá se tornar produto de linha. O diretor das operações da Renault nas Américas, Denis Barbier, afirma que a região consome 1,2 milhão de comerciais leves por ano, dos quais 75% são picapes. "É obviamente uma oportunidade de mercado que não podemos perder".

Carros verdes

Os chamados "carros verdes", com apelo ambiental, também têm presença garantida em quase todos os estandes do Salão do Automóvel, que abre na quinta-feira, 30, em São Paulo. Exemplo é o híbrido A3 e-tron, da Audi, que poderá ser testado por visitantes do evento.

(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)


]A Kia mostra o elétrico Soul EV e o híbrido Optima. Outros híbridos (que se movem com eletricidade e combustível comum) são o BMW i8, o Toyota Prius e o Porsche Panamera. Na linha dos elétricos estão ainda Fiat 500e, BMW i3 e os Renault Zoe e Twizy. A Peugeot promete um "Conceito Natural" e o 208 Urb, uma solução entre carro e bicicleta.

Chevrolet

A Chevrolet apresenta dois belos show cars na 28ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo: a Camaro Z28, uma preparação para as pistas que pode rodar nas vias urbanas e o Corvette. A marca americana não confirmou a venda dos dois veículos no mercado, mas há rumores dessa possibilidade.

(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)


Volkswagen

Recheadas de novidades, a Volkswagens traz ao Salão do Automóvel de São Paulo muitas novidades. Algumas estarão nas ruas em breve. Já alguns modelos são ainda conceitos e deverão passar por um processo até chegar às ruas (se chegar). A maior delas, é o T-Roc, um SUV conceito baseado no novo Golf e que poderá ser feito na fábrica da Volks no Paraná.

(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)


Já o Cross Up! é uma novidade no carro recém-lançado. E os preços já estão definidos. Na versão com câmbio manual, parte de R$ 38.040. A versão com câmbio automatizado custará R$ 40.960. Dentro, o pacote com itens de série é praticamente o mesmo. Sobre o capô nenhuma alteração. Segue o motor 1.0 de três cilindros e 82 cv de potência.

Fiat


A Fiat tenta reafirmar sua filosofia jovem e democrática no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Não é à toa que as principais novidades da Fiat no evento paulistano são o 500 Abarth e Novo Bravo 2015. Também recebem destaque o novo concept car FCC4, o citycar elétrico 500 e o Novo Uno, que conta com sistema Start/Stop.

(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)


Ford

O Mustang já entrou em exibição no Salão de São Paulo. Os brasileiros, no entanto, vão ter apenas o gostinho de vê-lo de perto, pois o muscle car ainda não foi confirmado para o Brasil. Os três conceitos apresentados foram Storm (mais aventureira), Beauty (com bancos individuais e pneus baixos) e The Beast (com mudanças no parachoque, faróis de neblina com LEDs).

O Fusion, outro destaque da Ford, também foi apresentado, além de três conceitos do EcoSport que antecipam as linhas da versão reestilizada.

(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)


Como chegar?

A maior novidade neste ano é a facilidade para ir de bicicleta. O usuário terá bicicletário gratuiuto, basta levar sua trava ou cadeado. Aos domingos e feriados, a ciclofaixa da Avenida Santos Dumont, leva o ciclosta até o Anhembi. Você poderá aproveitar também para pedalar com segurança pela região.

Veja fotos dos destaques do Salão do Automóvel

O esquema abaixo mostra como você poderá garantir seus ingressos e ir ao Anhembi de carro, ônibus, metrô e táxi a partir dos principais aeroportos que servem à Grande São Paulo. Há também muitas opções de hospedagens em hotéis na região do local do evento.

Veja a cobertura completa do Vrum

Os ingressos podem ser comprados pela internet e até nesta quarta-feira (29) na bilheteria do Citybank Hall SP, na Avenida das Nações Unidas, 17.955, até as 20h. A partir de quinta-feira (30), somente na bilheteria do Anhembi.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação