Estado de Minas AVIAÇÃO

Jato de Eduardo Campos é muito usado por empresários e artistas

Modelo 560 XLS era usado pela equipe do candidato à presidência Eduardo Campos. Família Citation, da Cessna é muito popular entre artistas e empresários. Em 2011, Eduardo Costa sofreu um acidente no mesmo modelo de avião


postado em 13/08/2014 14:12 / atualizado em 14/08/2014 16:50

(foto: S. Mendes/Airliners.net/Reprodução)
(foto: S. Mendes/Airliners.net/Reprodução)
Fabricado nos Estados Unidos desde 2008, o Cessna Citation 560 é considerado um dos aviões mais seguros de sua categoria e um dos mais populares entre executivos e empresários que usam o serviço de transporte aéreo privado.


O jato que transportava o candidato à presidência Eduardo Campos e que caiu em Santos, no litoral de São Paulo, era da série 560 XLS +, uma versão atualizada do modelo e com capacidade para transportar até nove passageiros, mas a configuração mais usual para o modelo é de seis a oito lugares, privilegiando o conforto no transporte corporativo.


A Cessna utiliza neste modelo um par de propulsores turbofan Pratt & Whitney PW545C. A tripulação é formada por dois pilotos e a velocidade de cruzeiro é de 815 km/h. Com autonomia de voar 3.441 km, ele pode ir de São Paulo a Lima sem escalas. O valor estimado deste modelo no mercado de aeronaves seminovas é de aproximadamente US$ 8 milhões.

Luan Santana é um dos artistas que usam o Cessna Citation(foto: Luan Santana/Divulgação)
Luan Santana é um dos artistas que usam o Cessna Citation (foto: Luan Santana/Divulgação)


O avião de prefixo PR-AFA estava em situação regular, de acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os certificados de aeronavegabilidade e a inspeção anual de manutenção estavam em dia. A aeronave foi fabricada em 2011 e foi exposta na edição 2012 da LABACE, a feira de aviação executiva que acontece anualmente no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.


O acidente

O jato pertence ao Grupo Andrade Empreendimentos e Participações, com sede em Ribeirão Preto, mas estava à disposição da comitiva de campanha do candidato Eduardo Campos. A tripulação arremeteu ao perceber que não conseguiria pousar na Base Aérea de Santos, no município do Guarujá, no litoral paulista e caiu logo em seguida. Além do político e seus assessores, morreram no acidente os dois pilotos, Geraldo M. P. da Cunha e Marcos Martins.


No Brasil, alguns famosos usam aviões da família Citation, da Cessna, como a cantora Ivete Sangalo e os cantores sertanejos Luan Santana e Gusttavo Lima. Em 2011, outro sertanejo, Eduardo Costa, se feriu em um acidente em seu Citation. Houve um problema no reverso e o aparelho não conseguiu parar na pista do Aeroporto de Manhuaçu, na Zona da Mata de Minas Gerais. “O avião ficou destruído, aconteceu com meu avião o mesmo que aconteceu com o jato da Tam, o reverso não funcionou e acelerou o avião”, disse o cantor na época do acidente.

(foto: Arte: Soraia Piva/EM/D.A PRESS)
(foto: Arte: Soraia Piva/EM/D.A PRESS)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação