Estado de Minas

Volkswagen testará caminhão a gás no Maracanã durante a final da Copa do Mundo

Veículo estará a serviço da Ambev no jogo Argentina X Alemanha como parte do processo de testes do fabricante


postado em 11/07/2014 18:17 / atualizado em 12/07/2014 07:14

(foto: Fotos: Volkswagen/Divulgação)
(foto: Fotos: Volkswagen/Divulgação)
O caminhão 100% movido a gás natural (GNV) desenvolvido pela MAN Latin America, que fabrica os caminhões da Volkswagen, para a Ambev chega às ruas do Rio de Janeiro já com um grande desafio na estreia, ajudar no abastecimento do Maracanã durante a Copa do Mundo. O veículo passará os próximos seis meses em teste de rua e realizará a distribuição dos produtos da Ambev em bares e restaurantes no estádio, em seu entorno e também no bairro da Tijuca. A operação do caminhão nesse período está a cargo da transportadora Coopercarga e conta com combustível da Gás Natural Fenosa (Ceg).

Esse novo veículo resulta em uma redução de 20% de emissão de CO2. Além disso, ele traz maior conforto aos motoristas, pois a diminuição dos níveis de emissão sonora obtida com a nova motorização é significante. A autonomia é de cerca de 200 km e o sistema de armazenagem de gás natural não altera sua capacidade de carga útil sendo a mesma da versão a diesel, podendo levar até 10 pallets de 1250 quilos, o equivalente a cerca de 9.400 garrafas. Dentro de um ano a tecnologia deverá ser levada para outros locais do país.


Segundo a Ambev, por ter a preservação do meio ambiente como um de seus principais compromissos, ela busca constantemente parcerias que a auxiliem no processo de tornar sua frota mais sustentável. A companhia acredita que este projeto inovador tem o potencial de mudar a matriz de combustível de grande parte da frota de caminhões do Brasil, deixando-a mais limpa e melhor para o meio ambiente, visto que o gás natural é um combustível alternativo muito menos poluente e que já conta com uma rede madura e pulverizada de distribuição no país.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação