Estado de Minas

Vrum Responde: Como faço para retirar as manchas no capô e lataria?

Mande suas perguntas para veiculos.mg@diariosassociados.com.br


postado em 14/04/2014 11:30 / atualizado em 14/04/2014 11:37

(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

PINTURA
Como faço para retirar as manchas no capô?


Gleidson Gomes
gleidsonw@gmail.com

No capô do meu carro tem uma mancha oriunda de excremento de aves e outra circular branca bem minúscula. O carro é preto, foi comprado zero-quilômetro e está com dois meses de uso. Como faço paracorrigir isso? Estou com medo de lavar com xampu neutro e manchar ainda mais a pintura.


Oi, Gleidson. Lavar o carro com xampu neutro não vai trazer qualquer tipo de prejuízo para a pintura do seu carro, mas pode ser que não seja suficiente para retirar as manchas citadas. Talvez a melhor opção seja a aplicação de uma cera ou, em último caso, um polimento, que certamente vão remover as manchas.



AUTOMÁTICO

Se as rodas travarem, danifica o câmbio?

Ludgero Schneider Horning
ludgero_horning@hotmail.com

Estou pensando em adquirir um Honda City automático, mas sem ABS. Aí surgiram algumas dúvidas. Digamos que, em uma situação de emergência, eu freie o veiculo em 5ª marcha, e em seguida acione o pedal do freio, travando as rodas. O câmbio interpreta que o veículo está parado, correto? E se não chegasse a parar totalmente o veículo (estando o mesmo em movimento, mas com as rodas travadas), apenas reduzindo parcialmente a velocidade, poderia gerar algum tipo de problema no câmbio automático?

Caro Ludgero: se na frenagem as rodas travarem e o carro parar ou se arrastar por alguns metros, o câmbio automático vai interpretar que a velocidade diminuiu e por isso é preciso reduzir as marchas. E esse procedimento não causa qualquer tipo de dano ao câmbio.


FALHANDO
Por que meu carro
engasga e treme?

Analice Oliveira
analice-samara@hotmail.com

Tenho um Chevrolet Celta 2007/2008 e de uns tempos para cá ele vem engasgando muito, perdendo a força. Mandei trocar as velas, os cabos e a bomba de combustível, mas o problema permanece. Ele engasga muito e quando coloco na quarta ou quinta marcha, começa a tremer e não anda. Aí tenho que desligá-lo e ligá-lo novamente. O que pode ser?

Pelas características que você citou, Analice, seu carro parece estar com algum problema no sistema de injeção de combustível. Pode ser sujeira nas válvulas injetoras, que compromete o rendimento do motor, fazendo com que ele funcione de forma irregular, perdendo a força. O ideal é levar o carro a uma oficina para que seja feita revisão completa no sistema de alimentação.


DIÂMETRO
Qual a medida ideal na troca dos pneus?

Leandro Gazolla
leandro_gazolla@hotmail.com

O meu Honda New Fit 2011 está com pneus 185/55 R16 e gostaria de saber se poderia trocar para o modelo 195/55 R16 ou 205/55 R16. Se não, qual seria o melhor para o mesmo?

Olhe, Leandro, as duas medidas sugeridas por você não podem ser usadas no seu carro, pois a diferença do diâmetro do conjunto roda/pneu fica acima de 2%, que não é recomendado. No seu caso, você poderia trocar por pneus 175/65 R15, que seria compatível e ainda deixaria seu carro um pouco mais confortável.

Mande suas perguntas para veiculos.mg@diariosassociados.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação