Estado de Minas E AÍ, DONA VOLKSWAGEN?

MP aguarda resposta da VW sobre desgaste prematuro da correia da Amarok

Marca alemã deverá instalar sistema para resolver problema no motor. Programa envolverá também o ressarcimento de donos de Amarok ainda em garantia, que tenham tido despesas resultantes do problema


postado em 29/10/2013 09:32 / atualizado em 29/10/2013 10:01

A Volkswagen tem conhecimento do problema desde abril de 2012(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
A Volkswagen tem conhecimento do problema desde abril de 2012 (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

O Ministério Público de Minas Gerais aguarda para a próxima segunda-feira a resposta da Volkswagen em relação ao defeito da picape Amarok, que provoca desgaste prematuro da correia dentada e, em alguns casos, seu rompimento. Em mais uma audiência realizada com a montadora no início deste mês, representantes da empresa se comprometeram a realizar um programa amplo de instalação do Engine Dust Kit (EDK) – com a função de “soprar o ar”, evitando a penetração de pó na correia e polias –, que até o momento vinha sendo disponibilizado apenas para proprietários que usam a picape para trabalho dentro de mineradoras e sem divulgação. Durante a audiência, a montadora se comprometeu a explicar em detalhes como vai ser realizado o programa e se consistirá em chamamento público nos moldes de um recall. Caso não opte por esse caminho, terá que justificar os motivos, levando em consideração “as normas legais e regulamentares”.

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Apesar da polêmica sobre se defeito em motor afeta a segurança (haja vista recall recente divulgado pela Ford para os jipes Troller T4), o promotor de Justiça Amauri Artimos da Matta, responsável pela investigação instaurada com o aparecimento de inúmeras reclamações no Procon do MP e denúncias do caderno Vrum, acredita que o problema afeta, sim, a segurança, já que há casos de rompimento da correia e que não é possível prever o momento em que isso acontece. E, sendo assim, espera-se que a montadora faça uma campanha ampla, informando publicamente sobre o defeito, suas consequências e riscos e como deve ser reparado.


O programa envolverá também o ressarcimento de donos de Amarok ainda em garantia, que tenham tido despesas resultantes do problema (mesmo que não tenham sido observados os prazos das revisões), e além disso, a montadora deverá se manifestar sobre novas reclamações de consumidores enviadas ao Procon do MP.

DESGASTE A Volkswagen tem conhecimento do problema pelo menos desde abril do ano passado, quando começaram a ser recorrentes as reclamações de donos de Amarok, cuja correia apresentava problemas de desgaste entre cinco mil e 10 mil quilômetros, precisando ser substituída prematuramente – pelo manual do proprietário a primeira troca deveria ocorrer aos 120 mil quilômetros – e por várias vezes. Mas, desde então, alega que só afeta veículos que trafegam em região com pó de minério.


VW instala Kit EDK na caminhonete Amarok para resolver problemas da correia dentada(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press/Reprodução)
VW instala Kit EDK na caminhonete Amarok para resolver problemas da correia dentada (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press/Reprodução)


A primeira solução adotada, como registrou o caderno Vrum em 18 de abril de 2012, foi a inclusão de uma capa de vedação da correia, que não surtiu efeito. Um ano depois, foi criado o kit EDK, uma verdadeira parafernália, que inclui ventilador, novo filtro de ar e um tubo ligado a um novo tipo de cobertura da correia, com o objetivo de sugar o ar, comprimindo-o e fazendo pressão, de modo que as partículas de poeira sejam impedidas de chegar até a correia, danificando-a prematuramente. Mas o kit só foi disponibilizado a donos de Amarok que usam a picape para trabalho dentro de mineradoras.

VIDA ÚTIL Em resposta ao caderno Vrum, a VW afirma que “a correia é um componente de desgaste natural, sendo sua verificação especificada em intervalos de quilometragem, conforme a severidade de uso do veículo e que a durabilidade dependerá de fatores como tempo, modo e local de uso, além da incidência ou não de agentes externos”. A VW admite que o kit EDK foi uma solução técnica desenvolvida para veículos usados dentro de mineradoras, para evitar o acúmulo de pó de minério na correia, e garante que sua instalação é paga pela montadora.


Sobre os demais cconsumidores, a marca afirma que “para os clientes que usam os veículos em regiões nas quais estão instaladas mineradoras, em razão da ação do pó de minério, a rede autorizada analisa tecnicamente cada veículo e, quando comprovada a necessidade, já faz a instalação do kit e substitui os eventuais componentes necessários”. Os serviços realizados e os componentes instalados são também pagos pela Volkswagen. Indagada novamente, a marca não explicou quais seriam essas “regiões” e nem o quanto são abrangentes, mas garantiu que tudo será informado ao MP dentro do prazo estabelecido.

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